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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5471

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorde Lemos Pereira, Alexandre pt_BR
dc.contributor.authorCristiano Lima Andrade, Helderpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:39:46Z-
dc.date.available2014-06-12T17:39:46Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationCristiano Lima Andrade, Helder; de Lemos Pereira, Alexandre. Metodologia de projeto de sistema híbrido eólico/solar/diesel aplicado à Vila de Sucuriju-Amapá. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5471-
dc.description.abstractA crescente preocupação mundial com a emissão dos gases efeito estufa, bem como a necessidade de uso de eletricidade nas regiões isoladas serve de incentivo para desenvolvimento e disseminação de tecnologias de geração de eletricidade descentralizada com fontes limpas e renováveis. Este trabalho enfoca metodologias e ferramentas para projeto de sistemas híbridos de energia e demonstra a aplicação com um projeto real. A metodologia adotada envolve uma avaliação técnica-econômica de um sistema híbrido de geração de energia. A avaliação técnica inclui simulações em regime quase-estático realizadas hora-a-hora para verificar o funcionamento do sistema híbrido no período de um ano. As simulações são efetuadas utilizando o programa computacional Hybrid2, desenvolvido na Universidade de Massachusetts at Amherst. Uma caracterização precisa das fontes renováveis, do local em estudo, se faz necessário para determinar o comportamento diário, mensal e anual dos recursos. A demanda é estimada através de informações coletadas no local referentes à carga instalada, aos hábitos e costumes de uso de energia e à previsão de aumento da carga. Ainda, a metodologia apresenta a definição dos critérios para a configuração ideal dos componentes turbina eólica, módulos fotovoltaicos, geradores diesel e bateria para atender a demanda estimada para o sistema. Também, neste trabalho foi desenvolvida uma ferramenta de avaliação econômica acurada baseada no modelo econômico do Hybrid2, que inclui informações e formas de cálculo utilizadas no Brasil. A avaliação econômica contabiliza o custo de capital do sistema, os custos e despesas operacionais do sistema, além das receitas operacionais e os impostos acrescidos de juros e inflação. Finalmente, é apresentada uma aplicação da metodologia e ferramenta de análise para o projeto de um sistema híbrido para a Vila de Sucuriju, uma comunidade de pescadores localizada às margens do rio Sucuriju no estado do Amapá. Os resultados das simulações de várias configurações possíveis de sistemas híbridos foram classificados em função do consumo de óleo diesel, interrupções de fornecimento de energia, excesso de energia, número de horas de operação dos geradores diesel e a contribuição e vida útil do banco de baterias. Enquanto que a avaliação econômica das configurações foi baseada nos seguintes parâmetros: valor presente líquido, custo de geração de energia, período de retorno simples e taxa interna de retornopt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelospt_BR
dc.subjectEnergia eólicapt_BR
dc.subjectSistemas híbridospt_BR
dc.subjectProjeto Sucurijupt_BR
dc.subjectSimulaçõespt_BR
dc.titleMetodologia de projeto de sistema híbrido eólico/solar/diesel aplicado à Vila de Sucuriju-Amapápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

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