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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54717
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | MENDES, Enicéia Gonçalves | - |
dc.contributor.author | LOURENÇO, Gerusa Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T18:47:01Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T18:47:01Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Enicéia Gonçalves; LOURENÇO, Gerusa Ferreira. Viés de gênero na notificação de alunos com necessidades educacionais especiais. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.15, n.3, Set./Dez. 2009. p.417- 430 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54717 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé estão no final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | por que os meninos são mais indicados do que as meninas como alunos com necessidades educacionais especiais por seus professores (proporção de 2/3 contra 1/3)? Este estudo teve por objetivo comparar a descrição de professores de meninos e meninas identificados por eles como alunos com necessidades educacionais especiais. Os dados foram coletados a partir da coleção de 351 cadastros de alunos identificados como especiais. Esses cadastros fazem parte de um banco de dados iniciado em 2001 por um grupo de pesquisa e contém descrições espontâneas dos professores sobre as características das crianças que, segundo eles, justificavam a notificação. Tais descrições foram divididas em unidades de conteúdo e categorizadas. A frequência em cada uma das categorias foi computada para os grupos, que foram divididos em função do gênero. Dos 351 cadastros, 66,1% referiam-se a crianças do sexo masculino, enquanto 33,9% eram de crianças do sexo feminino. A comparação da incidência das categorias nos dois grupos apontou como única diferença estatisticamente significativa: a indicação de meninos com base na categoria Problemas de Comportamento. Teorias explicativas existentes na literatura sobre viés de gênero na elegibilidade de meninos e meninas pelos seus respectivos professores são discutidas, bem como são apontadas as implicações científicas e a necessidade de mecanismos de monitoração deste tipo de viés que vem sendo sustentado pela área de Educação Especial e que contribuem para a construção de desigualdades sociais. | pt_BR |
dc.format.extent | p 417- 430 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | educação especial | pt_BR |
dc.subject | gênero | pt_BR |
dc.subject | problemas de comportamento | pt_BR |
dc.subject | identificação | pt_BR |
dc.title | Viés de gênero na notificação de alunos com necessidades educacionais especiais | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2023-12 | - |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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MENDES. Viés de genero na notificação. p.417-430 .pdf Acceso restringido | 226,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
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