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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorRAMOS, Marise Nogueira-
dc.contributor.authorFRIGOTTO, Gaudêncio-
dc.date.accessioned2024-01-23T17:59:20Z-
dc.date.available2024-01-23T17:59:20Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRAMOS, Marise Nogueira; FRIGOTTO, Gaudêncio. “Resistir é preciso, fazer não é preciso”: as contrarreformas do ensino médio no Brasil. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES Vitória, ES. a. 14, v. 19, n. 46, jul./dez. 2017. p. 26-47.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54713-
dc.descriptionTodas as notas de rodapé, estão no final do textopt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata de resistências dos educadores às contrarreformas que incidiram sobre o ensino médio no Brasil. Fazemos uma reflexão sobre a história dos golpes de Estado realizados pela classe dominante em nosso país e sua relação com a educação. Reiteramos análises de aspectos legais, confrontando-os com as propostas educacionais progressistas, reconhecendo a década de 1980 como um marco na história da educação brasileira. Mostramos como os processos de resistência se fazem na sociedade civil e nas instituições. A vitória de forças de esquerda nas eleições de 2002 abriu caminhos para se confrontar as políticas neoliberais do período de Fernando Henrique Cardoso. O atual governo ilegítimo de Michel Temer ataca violentamente os direitos da classe trabalhadora e, no ensino médio, mais uma vez impede seu avanço conceitual e estrutural, com a atual contrarreforma. Concluímos o artigo defendendo a retomada das lutas em defesa da educação pública universal, gratuita, laica e das concepções da escola unitária e de formação politécnica. Nesses termos, a realização da Conferência Nacional Popular de Educação é mais uma perspectiva de resistência, além da mobilização de toda a sociedade contra o novo regime fiscal e as reformas trabalhista, da previdência e educacional.pt_BR
dc.format.extentp 26-47pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectresistênciapt_BR
dc.subjectcontrarreformas educacionaispt_BR
dc.subjectreformas do ensino médio golpes de Estadopt_BR
dc.title“Resistir é preciso, fazer não é preciso”: as contrarreformas do ensino médio no Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2023-12-
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

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RAMOS.Resistir é preciso, fazer não é preciso. p.26-47 - pdf.pdf
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