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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54713
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | RAMOS, Marise Nogueira | - |
dc.contributor.author | FRIGOTTO, Gaudêncio | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T17:59:20Z | - |
dc.date.available | 2024-01-23T17:59:20Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Marise Nogueira; FRIGOTTO, Gaudêncio. “Resistir é preciso, fazer não é preciso”: as contrarreformas do ensino médio no Brasil. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES Vitória, ES. a. 14, v. 19, n. 46, jul./dez. 2017. p. 26-47. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54713 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé, estão no final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo trata de resistências dos educadores às contrarreformas que incidiram sobre o ensino médio no Brasil. Fazemos uma reflexão sobre a história dos golpes de Estado realizados pela classe dominante em nosso país e sua relação com a educação. Reiteramos análises de aspectos legais, confrontando-os com as propostas educacionais progressistas, reconhecendo a década de 1980 como um marco na história da educação brasileira. Mostramos como os processos de resistência se fazem na sociedade civil e nas instituições. A vitória de forças de esquerda nas eleições de 2002 abriu caminhos para se confrontar as políticas neoliberais do período de Fernando Henrique Cardoso. O atual governo ilegítimo de Michel Temer ataca violentamente os direitos da classe trabalhadora e, no ensino médio, mais uma vez impede seu avanço conceitual e estrutural, com a atual contrarreforma. Concluímos o artigo defendendo a retomada das lutas em defesa da educação pública universal, gratuita, laica e das concepções da escola unitária e de formação politécnica. Nesses termos, a realização da Conferência Nacional Popular de Educação é mais uma perspectiva de resistência, além da mobilização de toda a sociedade contra o novo regime fiscal e as reformas trabalhista, da previdência e educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | p 26-47 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | resistência | pt_BR |
dc.subject | contrarreformas educacionais | pt_BR |
dc.subject | reformas do ensino médio golpes de Estado | pt_BR |
dc.title | “Resistir é preciso, fazer não é preciso”: as contrarreformas do ensino médio no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2023-12 | - |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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RAMOS.Resistir é preciso, fazer não é preciso. p.26-47 - pdf.pdf Acceso restringido | 175,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
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