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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5469

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Título: Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo
Autor(es): Martins, Herlane Suele Alves
Palavras-chave: Estratégia; Redes Empresariais; Desempenho; Vantagem Competitiva
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Suele Alves Martins, Herlane; Dumke de Medeiros, Denise. Vantagem competitiva nas micro, pequenas e médias empresas: o caso de uma rede empresarial de varejo. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: atual ambiente dos negócios, caracterizado por mudanças e intensificação da competitividade, vem impondo às organizações a necessidade de adaptações e o desenvolvimento de novas práticas e modelos empresariais. As micro, pequenas e médias empresas (MPME s) vêm ganhando destaque no cenário econômico, devido ao seu crescimento e potencial de gerar empregos. Ao mesmo tempo, as redes empresariais têm se mostrado um modelo organizacional capaz de aumentar os níveis de competitividade das empresas participantes. O objetivo deste trabalho é analisar como as redes empresariais podem trazer vantagens competitivas para as MPME s enfrentarem as forças competitivas de mercado. A metodologia utilizada na pesquisa partiu de uma revisão bibliográfica seguida de um estudo de caso realizado na Rede Oeste de Supermercados. Dentre os resultados encontrados no estudo pode-se citar a redução de custos, maior poder de negociação com fornecedores, maior credibilidade no mercado e aumento expressivo das vendas. Dessa forma, observou-se que as redes podem diferenciar as empresas participantes diante do mercado aumentando sua qualidade, produtividade e fortificando sua imagem. Do ponto de vista econômico a principal vantagem das redes é favorecer o aumento da economia de escala, ampliação de mercados, aceleração do processo de inovação e acesso a competências organizacionais. Nesse contexto, a formação de redes empresariais pode ser considerada um imperativo para o desenvolvimento das MPME s e uma forma de defesa dos interesses destas contra as forças competitivas do mercado
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5469
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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