Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54663

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Fatima Maria Leite-
dc.contributor.authorSILVA, Juliana de Cassia Gomes da-
dc.date.accessioned2024-01-22T14:06:50Z-
dc.date.available2024-01-22T14:06:50Z-
dc.date.issued2023-09-06-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana de Cassia Gomes da. Ensino de matemática nos anos iniciais das escolas do campo: proposições curriculares, avaliação em larga escala e tensionamentos na prática docente em Ipojuca-PE. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54663-
dc.description.abstractA Educação do Campo surge de tensionamentos contra a égide capitalista e a educação urbanocentrista, fundamenta-se em mobilizar mudanças sociais e de vida para os povos do campo, resguardando sua identidade de práticas e políticas educacionais excludentes. Em tese, as políticas educacionais são guiadas por documentos oficiais curriculares que orientam o trabalho pedagógico das instituições escolares no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem. De modo que, o desempenho dos estudantes seria avaliado por métodos e instrumentos avaliativos que consideram os conhecimentos prévios e a apreensão contextualizada dos conteúdos da matriz curricular. Na Educação Básica, os resultados do SAEB apresentam o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, base para investimentos em políticas públicas educacionais. Em uma análise particular, as escolas do campo (EC) do município de Ipojuca apresentam distintas realidades, como, (infra)estruturas deficitárias e lacunas nos aspectos pedagógicos, mesmo assim, os estudantes das EC vêm se destacando no IDEB. Respondendo se há contradição entre as orientações curriculares, os resultados dos exames e o ensino de matemática, questionamos: O que os professores das EC dizem sobre os resultados em matemática dos estudantes na Avaliação em Larga Escala (ALE) da rede de Ipojuca? Esta tese compreende o desempenho em matemática dos estudantes das EC na perspectiva multifatorial e contextualizado e propõe compreender a relação entre o ensino de matemática, o currículo, e o desempenho de alunos em matemática na ALE, segundo professores dos Anos Iniciais (AI) das EC de Ipojuca. Especificamente, buscamos analisar no currículo oficial da rede de Ipojuca a proposta do ensino de matemática para os AI e, especialmente, para as EC; investigar o desempenho em matemática dos estudantes dos AI nos exames do SAEB em Ipojuca; analisar o que os professores dizem acerca do ensino de matemática e sobre o desempenho dos estudantes nos AI nas EC do Ipojuca; cotejar discursos produzidos pelos professores e os resultados do desempenho no SAEB dos estudantes dos AI das EC de Ipojuca. Realizamos na metodologia etapas interligadas: 1) Análise documental da proposta curricular do estado de Pernambuco e do Ipojuca para EFAI; 2) Análise do desempenho em matemática das EC do Ipojuca (IDEB 2014- 2019/INEP), com base nos relatórios por escola; 3) Escuta dos professores das EC sobre o ensino e desempenho dos estudantes em matemática em Grupos Focais online. Neste desenho metodológico qualitativo utilizamos os métodos: análise de conteúdo de Bardin e levantamento de núcleo de significações. Dentre algumas conclusões, entendemos o currículo prescrito como norteador, porém deve ser vivenciado de acordo com a diversidade do público para qual foi construído; A matemática do currículo prescrito é processual e deve ser mediada de forma clara e objetiva; Alguns professores declararam não consultar o currículo para planejar as aulas, argumentam que os estudantes apresentam déficit de aprendizagem acentuado e não acompanhariam os conteúdos da matriz curricular; O desempenho escolar e sua relação com a ALE no Brasil possui um viés controverso à política pública como garantia de uma educação de qualidade e direito de todos, indexada em metas curriculares descontextualizadas e excludentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.titleEnsino de matemática nos anos iniciais das escolas do campo : proposições curriculares, avaliação em larga escala e tensionamentos na prática docente em Ipojuca-PEpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0271505359161137pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0484091401612310pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxCountryside Education emerges as a response to tensions against capitalist hegemony and urban-centric education, aiming to mobilize social and life changes for field communities while safeguarding their identity from exclusionary educational practices and policies. In theory, educational policies are guided by official curricular documents that direct the pedagogical work of school institutions regarding teaching and learning. Student performance would be assessed through evaluative methods and instruments considering prior knowledge and contextualized understanding of the curriculum. In Basic Education, SAEB results reflect students' performance in Portuguese and Mathematics, forming the basis for investments in public education policies. In a particular analysis, countryside schools (CS) in the municipality of Ipojuca present diverse realities, such as deficient infrastructures and gaps in pedagogical aspects. Nevertheless, students from CS have been excelling in IDEB. Addressing the question of whether there is a contradiction between curricular guidelines, exam results, and mathematics teaching, we inquire: What do CS teachers say about students' mathematics results in the Large-Scale Assessment (LSA) of the Ipojuca network? This thesis comprehends students' performance in mathematics in a multifactorial and contextualized perspective, aiming to understand the relationship between mathematics teaching, the curriculum, and students' performance in mathematics in the LSA, according to teachers of the Initial Years (IY) of CS in Ipojuca. Specifically, we seek to analyze the official curriculum of the Ipojuca network regarding the proposal for mathematics teaching for IY and, especially, for CS; investigate students' mathematics performance in the IY in SAEB exams in Ipojuca; analyze what teachers say about mathematics teaching and students' performance in IY in CS in Ipojuca; compare discourses produced by teachers and SAEB performance results of IY students in RS in Ipojuca. The methodology comprised interconnected steps: 1) Documentary analysis of the curricular proposal of the state of Pernambuco and Ipojuca for IY; 2) Analysis of mathematics performance in CS in Ipojuca (IDEB 2014- 2019/INEP), based on school reports; 3) Listening to RS teachers about teaching and students' performance in mathematics in online Focus Groups. In this qualitative methodological design, we used the methods of content analysis by Bardin and the core meaning survey. Among some conclusions, we understand the prescribed curriculum as a guiding framework but must be experienced according to the diversity of the audience for which it was built; The mathematics of the prescribed curriculum is procedural and should be mediated in a clear and objective manner; Some teachers stated not consulting the curriculum to plan classes, arguing that students present a pronounced learning deficit and would not follow the contents of the curriculum matrix; School performance and its relation to LSA in Brazil have a controversial bias against public policy as a guarantee of quality education and the right of all, indexed to decontextualized and exclusionary curricular goals.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Juliana de Cássia Gomes da Silva.pdf3,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons