Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54575

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti-
dc.contributor.authorARAUJO, Marcelo Fernandes de-
dc.date.accessioned2024-01-11T20:17:49Z-
dc.date.available2024-01-11T20:17:49Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.date.submitted2023-12-29-
dc.identifier.citationARAUJO, Marcelo Fernandes de. Processos fonológicos e aprendizagem da ortografia: uma análise da escrita oralizada de alunos do 6º ano da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54575-
dc.description.abstractNeste artigo, defendemos a ideia de que o professor de Português, para ensinar ortografia, precisa estar munido teoricamente de saberes advindos da Fonética e da Fonologia, assim como conhecer como a norma ortográfica está organizada. Esses fundamentos teóricos permitirão que o docente compreenda a natureza e motivação dos desvios ortográficos cometidos por seus alunos ao produzirem seus textos. Para sustentar nossa argumentação, a partir de uma proposta de produção textual diagnóstica, analisamos os desvios ortográficos presentes em nove textos de alunos de uma turma do 6º ano de uma escola pública localizada na Zona Norte do Recife-PE. Nas análises, foram identificados desvios ligados ao desconhecimento, por parte dos discentes, das (ir)regularidades ortográficas e à tentativa de espelhar, ao escreverem, a forma como falam, sendo estes últimos evidenciados pela transposição de processos fonológicos para a escrita. Além disso, os resultados demonstraram que a avaliação produtiva dos desvios ortográficos depende da mobilização de saberes fonético-fonológicos e ortográficos. Portanto, concluímos que, ao analisar os textos sob a ótica desses fundamentos teóricos, o docente poderá diagnosticar mais eficazmente quais (ir)regularidades ortográficas seus estudantes ainda precisam solidificar e, consequentemente, intervir produtivamente sobre a realidade em que atua.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectProcessos Fonológicospt_BR
dc.subjectDesvios ortográficospt_BR
dc.subjectEnsino de ortografiapt_BR
dc.titleProcessos fonológicos e aprendizagem da ortografia: uma análise da escrita oralizada de alunos do 6º ano da Rede Estadual de Ensino de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9992395286553735pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3140964910953390pt_BR
dc.description.abstractxIn this paper, we defend the idea that the Portuguese teacher, when teaching orthography, needs to be theoretically equipped with knowledge derived from Phonetics and Phonology, as well as an understanding of how the orthographic norm is organized. These theoretical foundations will enable the teacher to comprehend the nature and motivation behind the orthographic deviations made by their students when producing texts. To support our argumentation, based on a proposal for diagnostic textual production, we analyze orthographic deviations present in nine texts from 6th-grade students in a public school located in the North Zone of Recife, PE. In the analysis, deviations linked to students' unfamiliarity with orthographic (ir)regularities and their attempt to mirror, in writing, the way they speak were identified. The latter is evidenced by the transposition of phonological processes into writing. Furthermore, the results demonstrate that the productive evaluation of orthographic deviations depends on the mobilization of phonetic-phonological and orthographic knowledge. Therefore, we conclude that by analyzing texts through the lens of these theoretical foundations, the teacher can more effectively diagnose which orthographic (ir)regularities their students still need to solidify their knowledge and, consequently, intervene productively in the reality in which they operate.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3925-0627pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Marcelo Fernandes de Araujo.docx.pdf789,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons