Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54575
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | ARAUJO, Marcelo Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-11T20:17:49Z | - |
dc.date.available | 2024-01-11T20:17:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-29 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Marcelo Fernandes de. Processos fonológicos e aprendizagem da ortografia: uma análise da escrita oralizada de alunos do 6º ano da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54575 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo, defendemos a ideia de que o professor de Português, para ensinar ortografia, precisa estar munido teoricamente de saberes advindos da Fonética e da Fonologia, assim como conhecer como a norma ortográfica está organizada. Esses fundamentos teóricos permitirão que o docente compreenda a natureza e motivação dos desvios ortográficos cometidos por seus alunos ao produzirem seus textos. Para sustentar nossa argumentação, a partir de uma proposta de produção textual diagnóstica, analisamos os desvios ortográficos presentes em nove textos de alunos de uma turma do 6º ano de uma escola pública localizada na Zona Norte do Recife-PE. Nas análises, foram identificados desvios ligados ao desconhecimento, por parte dos discentes, das (ir)regularidades ortográficas e à tentativa de espelhar, ao escreverem, a forma como falam, sendo estes últimos evidenciados pela transposição de processos fonológicos para a escrita. Além disso, os resultados demonstraram que a avaliação produtiva dos desvios ortográficos depende da mobilização de saberes fonético-fonológicos e ortográficos. Portanto, concluímos que, ao analisar os textos sob a ótica desses fundamentos teóricos, o docente poderá diagnosticar mais eficazmente quais (ir)regularidades ortográficas seus estudantes ainda precisam solidificar e, consequentemente, intervir produtivamente sobre a realidade em que atua. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fonética | pt_BR |
dc.subject | Fonologia | pt_BR |
dc.subject | Processos Fonológicos | pt_BR |
dc.subject | Desvios ortográficos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ortografia | pt_BR |
dc.title | Processos fonológicos e aprendizagem da ortografia: uma análise da escrita oralizada de alunos do 6º ano da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9992395286553735 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3140964910953390 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this paper, we defend the idea that the Portuguese teacher, when teaching orthography, needs to be theoretically equipped with knowledge derived from Phonetics and Phonology, as well as an understanding of how the orthographic norm is organized. These theoretical foundations will enable the teacher to comprehend the nature and motivation behind the orthographic deviations made by their students when producing texts. To support our argumentation, based on a proposal for diagnostic textual production, we analyze orthographic deviations present in nine texts from 6th-grade students in a public school located in the North Zone of Recife, PE. In the analysis, deviations linked to students' unfamiliarity with orthographic (ir)regularities and their attempt to mirror, in writing, the way they speak were identified. The latter is evidenced by the transposition of phonological processes into writing. Furthermore, the results demonstrate that the productive evaluation of orthographic deviations depends on the mobilization of phonetic-phonological and orthographic knowledge. Therefore, we conclude that by analyzing texts through the lens of these theoretical foundations, the teacher can more effectively diagnose which orthographic (ir)regularities their students still need to solidify their knowledge and, consequently, intervene productively in the reality in which they operate. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3925-0627 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Marcelo Fernandes de Araujo.docx.pdf | 789,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons