Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54557

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Josias Ivanildo Flores de-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Mauricio Ricardo-
dc.date.accessioned2024-01-10T17:54:26Z-
dc.date.available2024-01-10T17:54:26Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.date.submitted2023-12-29-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Mauricio Ricardo. A geografia urbana no livro didático de geografia do ensino médio. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Geografia, Departamento de Ciências Geograficas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54557-
dc.description.abstractO livro didático é considerado o principal material auxiliar utilizado nas escolas públicas do país. No ensino da geografia, o livro didático contribui em diversos aspectos para a melhoria do ensino. No entanto, no âmbito da geografia urbana, muitas vezes os conteúdos abordados nos livros didáticos não refletem a relevância da temática na formação crítico-social dos estudantes, pois são trabalhados de forma simples, sem aprofundamentos e sem conexão com a realidade concreta dos estudantes. O estudo do espaço urbano tem ganhado importância no ensino de Geografia, por contribuir para a compreensão da espacialidade dos fenômenos contemporâneos. O presente trabalho tem como objetivo central analisar de que forma os livros didáticos de Geografia do Ensino Médio estão ensinando a Geografia Urbana. Com isso, selecionamos dois livros didáticos utilizados na rede estadual de ensino de Pernambuco para serem analisados de forma qualitativa no que concerne ao seu conteúdo sobre a temática urbana. O primeiro livro escolhido para análise foi “Território e Sociedade no mundo globalizado”, o livro foi escrito por Elian Alabi Lucci, Anselmo Lázaro Branco e Cláudio Mendonça e publicado em São Paulo no ano de 2016 pela Editora Saraiva. O segundo livro analisado foi da “Coleção Multiversos Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, publicadopela editora FTD em 2021 e que tem como autores Alfredo Boulos Júnior, Edilson Adão e Laércio Furquim Jr. Para a análise dos livros, tomamos como ponto de partida os critérios estabelecidos por Pontushcka, Paganelli e Cacete em “Para ensinar e Aprender Geografia.” (2009).pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografia Urbanapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.titleA Geografia urbana no livro didático de geografia do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5729938690147213pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MAURICIO_RICARDO_RODRIGUES.pdfA geografia urbana no livro didático de geografia do ensino médio1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons