Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54536

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUILLEN, Isabel Cristina Martins-
dc.contributor.authorSPINDOLA, Giovanna Gabrielle Schwambach da Fonseca Leite-
dc.date.accessioned2024-01-09T17:04:50Z-
dc.date.available2024-01-09T17:04:50Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2023-10-10-
dc.identifier.citationSPINDOLA, Giovanna Gabrielle Schwambach da Fonseca Leite. Patrimônio, educação e cultura: o processo de preservação do sítio histórico de Olinda (1960-1970). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54536-
dc.description.abstractO objetivo deste presente trabalho é discutir sobre a preservação do Sítio Histórico de Olinda, com ênfase no seu tombamento, realizado em 1968, e na participação local dos moradores nesse processo de preservação, iniciada na década de 1970 através da substituição do perfil de moradores que viviam na região. A princípio, será realizado um debate sobre a trajetória das políticas preservacionistas no país, com enfoque na década de 1960, em que a DPHAN, aliando-se à UNESCO, utiliza-se do Turismo Cultural para promover a preservação dos sítios históricos brasileiros, visando estimular a economia do país. Em seguida, serão explanadas as Missões UNESCO no Brasil – mais precisamente em Olinda –, resultado da parceria entre ambos os órgãos, e que foi realizada entre os anos de 1966 e 1967, atuando como um dos fatores contribuintes para o tombamento do sítio histórico. Na mesma seção, também será discutido sobre o início da mobilização local na cidade em prol da preservação do sítio histórico, com destaque para a campanha “Olinda pede socorro”, realizada em 1979. Por fim, será proposto um debate sobre a Educação Patrimonial enquanto ferramenta de potencialização do reconhecimento da importância de se preservar o patrimônio cultural, discutindo-se sobre os impasses vivenciados pelo campo, e propondo-se caminhos a serem seguidos pelas esferas de poder, pelas instituições educacionais formais e informais e pelo ensino de história, com o propósito de capacitar os cidadãos sobre os debates que envolvem o patrimônio cultural, inserindo-os nessa discussão e estimulando o espírito crítico, a construção de identidade, o respeito à alteridade de outros grupos e a criação de laços de pertencimento e afetividade com o patrimônio cultural local.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPatrimônio Cultural; Turismo Cultural; Sítio Histórico de Olinda; Missões da UNESCO no Brasil; Educação Patrimonial.pt_BR
dc.titlePATRIMÔNIO, EDUCAÇÃO E CULTURA: O PROCESSO DE PRESERVAÇÃO DO SÍTIO HISTÓRICO DE OLINDA (1960-1970).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3370111480098320pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8822901286294537pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this present work is to discuss the preservation of the Historic Site of Olinda, with emphasis on its listing, carried out in 1968, and on the local participation of residents in this preservation process, which began in the 1970s through the replacement of the profile of residents who lived in the region. Initially, a debate will be held on the trajectory of preservationist policies in the country, focusing on the 1960s, in which DPHAN, in alliance with UNESCO, uses Cultural Tourism to promote the preservation of Brazilian historical sites, aiming to stimulate the country's economy. Next, the UNESCO Missions in Brazil will be explained – more precisely in Olinda –, the result of the partnership between both bodies, which was carried out between 1966 and 1967, acting as one of the contributing factors to the listing of the historic site. In the same section, the beginning of local mobilization in the city in favor of preserving the historic site will also be discussed, with emphasis on the “Olinda asks for help” campaign, carried out in 1979. Finally, a debate will be proposed on Heritage Education as tool for enhancing the recognition of the importance of preserving cultural heritage, discussing the impasses experienced by the field, and proposing paths to be followed by the spheres of power, by formal and informal educational institutions and by the teaching of history, with the purpose of training citizens on debates involving cultural heritage, including them in this discussion and stimulating a critical spirit, the construction of identity, respect for the otherness of other groups and the creation of bonds of belonging and affection with heritage local cultural.pt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo de TCC - Giovanna Spindola - 2023 - ATUALIZADO.3.pdf623,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons