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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54507

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOURÃO, Carlos Antonio Fontenele-
dc.contributor.authorCARLOS, ANA-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, TAFNES-
dc.date.accessioned2024-01-08T13:11:13Z-
dc.date.available2024-01-08T13:11:13Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.date.submitted2023-12-29-
dc.identifier.citationAutor Mazz Nascimentopt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54507-
dc.description9,0pt_BR
dc.description.abstractA falta de atendimento em Libras na área de saúde tem sido um problema no Brasil e que necessita cada vez mais de pessoas qualificadas para o atendimento do sujeito Surdo que sofre nas unidades de saúde que, além da exclusão, recebe um atendimento de saúde precário em relação à comunicação, mostrando assim que por mais que a pessoa surda seja amparada pela Lei nº 12.319 que permite a presença de um tradutor intérprete de língua de sinais, ainda é insuficiente quando se pensa na dignidade da pessoa humana. O grande objetivo desse trabalho é analisar a importância da formação em LIBRAS no curso de medicina, através das publicações sobre os atendimentos à saúde das pessoas com surdez. Utilizou-se o método qualitativo com uma abordagem bibliográfica. Devido à ausência da temática de trabalhos publicados no periódico da plataforma CAPES, fizemos uma busca com uma revisão de literatura através de materiais publicados entre os anos de 2022-2023 na plataforma on-line google acadêmico para a fundamentação do artigo. A pesquisa teve como objetivo identificar a importância da formação em Libras para o curso de medicina quando se percebe as dificuldades do atendimento aos pacientes surdos. Com isso, entendemos que as dificuldades na comunicação com os sujeitos Surdos pode acarretar problemas de ordem educacionais, psicológicos e sociais acarretando prejuízos à vida. Todavia, nos foi necessário descartar materiais publicados nos anos anteriores, materiais estes que não encontrarmos temas semelhantes ao de nosso trabalho. Os resultados da revisão de literatura mostraram a importância da formação em Libras na área de medicina devido aos problemas no atendimento ao sujeito Surdo nas unidades na saúde. Conclui-se que é muito importante o curso obrigatório de LIBRAS, no quadro curricular na área de saúde das universidades, para que se tenha de fato uma política pública de inclusão e acessibilidade, onde possam existir estratégias que ampliem o acesso de pessoas surdas à atenção primária, proporcionando ao Sujeito surdo respeito à cidadania e melhorar a qualidade de vida dos mesmos.pt_BR
dc.format.extent20pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAtendimentopt_BR
dc.subjectPessoa surdapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSujeito surdopt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO EM LIBRAS PARA O CURSO DE MEDICINA: UMA REVISÃO DE LITERATURApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7167427707247720pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7167427707247720pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0765050250345864pt_BR
dc.subject.cnpqSaúde - LIBRAS - Inclusãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Letras da UFPE. CAC - Centro de Artes e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduationLetras - Libraspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Libras

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