Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54505

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLUCIANO, Dilma Tavares-
dc.contributor.authorALMEIDA, Leandro de Sousa-
dc.date.accessioned2024-01-08T11:23:32Z-
dc.date.available2024-01-08T11:23:32Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2023-10-21-
dc.identifier.citationALMEIDA, Leandro de Sousa. Três Espectros Assombrosos: Inês de Castro no Romance Histórico Português de Seomara da Veiga Ferreira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54505-
dc.description.abstractA monografia apresenta os resultados de uma investigação sobre a representação da figura mito-histórica de D. Inês de Castro, rainha post mortem de Portugal do século XIV, no romance histórico português contemporâneo Inês de Castro: A Estalagem dos Assombros (2005), da escritora lisboeta Seomara da Veiga Ferreira. Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica com ênfase no caráter de exploração e explicação do fenômeno de (re)inventividade da história de Inês de Castro na produção romanesca inesiana contemporânea de autoria de mulheres portuguesas. Diante da ausência do tema Inês de Castro na sala de aula, justifica-se a imprescindibilidade não só de uma análise do romance, como também da elaboração de uma proposta de abordagem desta obra no âmbito da prática de leitura literária na aula de língua portuguesa e literatura do Ensino Médio, através de uma Sequência Didática para professoras(es). No capítulo (1) Pedro e Inês: o mito do amor até ao fim do mundo, apresenta-se uma síntese do enredo histórico, lendário e mítico dos amores de D. Pedro e D. Inês de Castro, tomando como base Almeida (2021), Gil (1975) e Toledo (2008). No capítulo (2) Notas sobre o Romance Histórico, apresenta-se o resultado de uma discussão sobre as relações de interseccionalidade entre literatura e história como potencialização do processo de ficcionalização no romance histórico, tendo como base os estudos de Bessa-Luís (1983) e Benjamin (1987). No capítulo (3) Sobrevidas em Inês de Castro: a Estalagem dos Assombros, apresenta-se o resultado da investigação concernente à representação de Inês de Castro, elaborando um modo de interpretar a obra à luz do conceito de sobrevida de Reis (2017) em torno da teoria da refiguração de personagens literárias e não-literárias, visto que no registro da narradora, D. Beatriz, a presença dos espectros de bruxa, princesa e deusa realizam uma viagem espaciotemporal que reverbera na r(e)inventividade da figura histórica da rainha Inês de Castro. No capítulo (4) Inês de Castro na aula de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio, buscou-se contribuir para a aproximação do público escolar da história da realeza portuguesa do século XIV mediada pelo romance histórico, razão que foi elaborada uma Sequência Didática a ser tomada como proposta de recurso pedagógico para os professores do Ensino Médio, tendo como base a BNCC (2018) e os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInês de Castropt_BR
dc.subjectSeomara da Veiga Ferreirapt_BR
dc.subjectRomance Históricopt_BR
dc.subjectEnsino de Língua e Literatura no Ensino Médiopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.titleTrês espectros assombrosos: Inês de Castro no romance histórico português de Seomara da Veiga Ferreirapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coANDRADE, Valéria-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0393416173314443pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0855171085871723pt_BR
dc.description.abstractxThe monograph presents the results of an investigation into the representation of the myth-historical figure of D. Inês de Castro, post-mortem queen of Portugal in the 14th century, in the contemporary Portuguese historical novel Inês de Castro: A Estalagem dos Assombros (2005), by Lisbon writer Seomara da Veiga Ferreira. It is characterized as bibliographical research with an emphasis on the character of exploration and explanation of the phenomenon of (re)inventiveness of Inês de Castro's story in contemporary Inesian novelistic production authored by Portuguese women. Given the absence of the Inês de Castro theme in the classroom, the indispensability of not only an analysis of the novel, but also the elaboration of a proposed approach to this work within the scope of literary reading practice in Portuguese language classes and High School literature, through a Didactic Sequence for teachers. In chapter (1) Pedro and Inês: the myth of love until the end of the world, a synthesis of the historical, legendary and mythical plot of the loves of D. Pedro and D. Inês de Castro is presented, based on Almeida (2021), Gil (1975) and Toledo (2008). In chapter (2) Notes on the Historical Novel, the result of a discussion on the intersectional relationships between literature and history is presented as an enhancement of the fictionalization process in the historical novel, based on the studies of Bessa-Luís (1983) and Benjamin (1987). In chapter (3) Survival in Inês de Castro: a Estalagem dos Assombros, the result of the investigation concerning the representation of Inês de Castro is presented, elaborating a way of interpreting the work in light of Reis (2017) concept of survival in around the theory of refiguration of literary and non-literary characters, since in the narrator's record, D. Beatriz, the presence of the specters of witch, princess and goddess carry out a spatiotemporal journey that reverberates in the r(e)inventiveness of the historical figure of Queen Inês de Castro. In chapter (4) Inês de Castro in the Portuguese Language and Literature class in High School, we sought to contribute to bringing the school public closer to the history of Portuguese royalty in the 14th century mediated by historical novels, which is why a Didactic Sequence was created to be taken as a proposal for a pedagogical resource for high school teachers, based on the BNCC (2018) and the studies by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distânciapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5509137180497366pt_BR
dc.identifier.orcid0000-0001-5039-523Xpt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Leandro de Sousa Almeida.pdf1,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons