Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54495
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SABBATINI, Marcelo | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-05T15:26:42Z | - |
dc.date.available | 2024-01-05T15:26:42Z | - |
dc.date.created | 2023-09-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54495 | - |
dc.description | Material da disciplina SF-431 Educação no Mundo Atual, do Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação (www.ufpe.br/dfsfe/) Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo como premissa que a ciência é uma atividade historicamente constituída que evolui dinamicamente, o objetivo da aula é discutir o conceito de paradigma e relacioná-lo aos grandes modos de concepção do conhecimento científico. A partir do exame dos paradigmas que conformaram nossos valores, crenças, conceitos e ideias, questionamos a necessidade e a emergência de um paradigma em consonância com a complexidade do mundo atual. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/octet-stream | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | DFSFE, Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação | - |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciência, Epistemologia, História da ciência, Filosofia da ciência | pt_BR |
dc.title | A ciência como paradigma | pt_BR |
dc.title.alternative | Science as paradigm | pt_BR |
dc.type | Modulo de curso | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.description.abstractx | Starting with the premise that science is a historically constituted activity that evolves dynamically, the aim of the lesson is to discuss the concept of paradigm and relate it to the major modes of conceiving scientific knowledge. By examining the paradigms that have shaped our values, beliefs, concepts, and ideas, we question the need and emergence of a paradigm in tune with the complexity of today's world. | pt_BR |
dc.creator.affilliation | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.subjectx | Science, Epistemology, History of science, Philosophy of science | pt_BR |
dc.description.program | SF 431 - Educação no Mundo Atual | pt_BR |
Aparece nas coleções: | REA - Módulo de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ciencia-paradigma.pdf | 721,93 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
quadro-comparativo.odt | 9,91 kB | OpenDocument Text | Visualizar/Abrir | |
araujo-paradigmas-ciencia-intersubjetividade.pdf | 135,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
ciencia-paradigma.odp | 1,73 MB | OpenDocument Presentation | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons