Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54464

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORREIA, Adalberto Antonio Da Mota-
dc.contributor.authorLIMA, Karen Susan Ferreira de-
dc.date.accessioned2024-01-04T17:27:20Z-
dc.date.available2024-01-04T17:27:20Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.date.submitted2023-11-30-
dc.identifier.citationLIMA, Karen Susan Ferreira de. A DINÂMICA EMPREENDEDORA E OS NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS: o caso dos food parks na cidade do recife. 2023. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia - Bacharelado, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife/Pernambuco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54464-
dc.description.abstractO movimento dos chamados food parks é um modelo de negócio na área da alimentação de rua que surgiu como uma alternativa tanto para empreendedores quanto para trabalhadores, sendo uma saída frente a flexibilização do trabalho causada pelas transformações do modo capitalista de produção. O objetivo central do trabalho é investigar a estruturação desse modelo de negócio na capital pernambucana. Propõe-se assim, apresentar as influências das transformações no modo capitalista de produção no caso dos food parks, analisar as relações econômicas espaciais envolvidas na adoção desse modelo de negócio e examinar a estruturação e organização desse modelo de negócio na cidade do Recife. A fim de atender esses objetivos, foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter descritivo, de forma qualitativa e quantitativa, através da revisão de literatura, do levantamento de dados secundários, e da pesquisa em campo quando foi realizado o georreferenciamento da localização dos food parks, desde seus primeiros anos de aparição na cidade do recife até o atual ano da pesquisa realizada. Além disso, aplicação de questionários com os agentes envolvidos nesse modelo de negócio. A pesquisa revelou a importância da renda, da localização geográfica, e da legislação para que se obtenha sucesso nesse modelo de negócio, mostrando que existem diferenças financeiras significativas entre os agentes envolvidos nos food parks, indicando desigualdades socioeconômicas e também socioespaciais devido ao acesso da população a esse tipo de serviço oferecido.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFood Parkspt_BR
dc.subjectModelo de negóciopt_BR
dc.subjectFlexibilização do Trabalhopt_BR
dc.subjectAlimentação de Ruapt_BR
dc.subjectRelações Econômicaspt_BR
dc.titleA DINÂMICA EMPREENDEDORA E OS NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS: o caso dos food parks na cidade do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGOMES, Edvânia Tôrres Aguiar-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9266566073157791pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7903860754061392pt_BR
dc.description.abstractxThe movement of so-called food parks is a business model in the area of street food that emerged as an alternative for both entrepreneurs and workers, being a way out in the face of the flexibilization of work caused by the transformations in the capitalist mode of production. The central objective of the work is to investigate the structuring of this business model in the capital of Pernambuco. It is therefore proposed to present the influences of transformations in the capitalist mode of production in the case of foodparks, analyze the spatial economic relations involved in the adoption of this business model and examine the structuring and organization of this business model in the city of Recife. To achieve these objectives, exploratory research of a descriptive nature was carried out in a qualitative and quantitative way through a literature review of secondary data collection and field research when georeferencing the location of food parks since their first years of dating in the city. from Recife until the current year of the research carried out. In addition, questionnaires are administered to agents involved in this business model. The research revealed the importance of income, geographic location, and legislation to achieve success in this business model, showing that there are significant financial differences between the agents involved in food parks, indicating socioeconomic and socio-spatial inequalities due to the population's access to this type of service offered.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2073947620231592pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Karen Susan Ferreira de Lima.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons