Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54457

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERREIRA, Julie Anny Farias-
dc.coverage.spatialRecifept_BR
dc.date.accessioned2024-01-04T15:46:22Z-
dc.date.available2024-01-04T15:46:22Z-
dc.date.issued2023-05-20-
dc.identifier.citationFERREIRA, Julie Anny Farias. PRÁTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54457-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo investigar as práticas de inclusão de uma escola privada localizada no Recife com um estudante com Transtorno do Espectro Autista de 11 anos de idade, matriculado no 4° ano do ensino fundamental, que necessita de um nível de suporte maior. Como objetivos específicos tivemos: investigar se as práticas pedagógicas favoreciam a participação de estudantes com TEA na escola e propor práticas para eliminação de barreiras atitudinais e promoção da inclusão do estudante no transtorno do espectro autista (TEA). Como metodologia, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa com base em um estudo de caso, com o intuito de observar o espaço escolar e as práticas inclusivas da instituição e propor outras. Como resultado, observou-se o progresso do estudante diante do que foi proposto e a percepção de vislumbrar outros mecanismos para promover a inclusão de estudantes com autismo dentro de um leque de indivíduos com suas singularidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofATTENA - Repositório Digital da UFPEpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titlePRÁTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTApt_BR
dc.title.alternativeSchool inclusion practices for children with Autistic Spectrum Disorderpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to investigate the inclusion practices of a private school located in Recife with an 11-year-old student with Autistic Spectrum Disorder, enrolled in the 4th year of elementary school, who needs a higher level of support. As specific objectives we had: to investigate whether pedagogical practices favored the participation of students with ASD in school and to propose practices to eliminate attitudinal barriers and promote the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD). As a methodology, a qualitative approach was chosen based on a case study, with the aim of observing the school space and the institution's inclusive practices and proposing others. As a result, the student's progress was observed in view of what was proposed and the perception of envisioning other mechanisms to promote the inclusion of students with autism within a range of individuals with their singularities.pt_BR
dc.creator.affilliationUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.subjectxEducational inclusionpt_BR
dc.subjectxASDpt_BR
dc.subjectxPedagogical practicespt_BR
Aparece nas coleções:REA - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas de inclusão escolar para crianças no Transtorno do Espectro Autista - JULIE ANNY FARIAS.docx.pdf424,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.