Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54414

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Maria do Carmo Gonçalo-
dc.contributor.authorASSIS, Patrícia Rayanne Santos de-
dc.date.accessioned2023-12-29T18:36:16Z-
dc.date.available2023-12-29T18:36:16Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.date.submitted2023-12-29-
dc.identifier.citationASSIS, Patrícia Rayanne Santos de. A relação entre concepções de gestão e abordagens de gênero e sua materialização na prática pedagógica, no trato às diferença. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54414-
dc.description.abstractA pesquisa trata da relação entre concepções de gestão e abordagens de gênero e sua materialização na prática pedagógica, no trato às diferenças. Com base no paradigma da gestão democrática e das perspectivas dialogal e plural de gênero, desenvolvemos uma investigação de abordagem qualitativa, de caráter explicativo e exploratório. Uma escola da rede municipal de Caruaru foi o campo de pesquisa, realizada com professores e professoras, bem como, com representantes da gestão escolar. Elegemos a entrevista semiestruturada e a observação como procedimento de coleta e produção dos dados. Através da Análise de Conteúdo, identificamos que há uma relação entre concepções de gestão e abordagens de gênero na prática pedagógica, repercutindo no trato às diferenças. No caso, o paradigma da gestão democrática relaciona-se com abordagens de gênero mais dialogais e plurais, promovendo o trato às diferenças.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectDiferençaspt_BR
dc.titleA relação entre as concepções de gestão e a abordagem de gênero e sua materialização na prática pedagógica, no trato às diferenças.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6395930456951410pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0892001190378231pt_BR
dc.description.abstractxThe research deals with the relationship between management concepts and gender approaches and their materialization in pedagogical practice, in dealing with differences. Based on the paradigm of democratic management and dialogical and plural gender perspectives, we developed an investigation with a qualitative approach, explanatory and exploratory in nature. A school in the municipal network of Caruaru was the research field, carried out with male and female teachers, as well as with representatives of school management. We chose semi-structured interviews and observation as the data collection and production procedure. Through Content Analysis, we identified that there is a relationship between management concepts and gender approaches in pedagogical practice, impacting the treatment of differences. In this case, the paradigm of democratic management is related to more dialogical and plural gender approaches, promoting the treatment of differences.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Santos.pdf256,08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons