Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54414
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Maria do Carmo Gonçalo | - |
dc.contributor.author | ASSIS, Patrícia Rayanne Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-29T18:36:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-29T18:36:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-29 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Patrícia Rayanne Santos de. A relação entre concepções de gestão e abordagens de gênero e sua materialização na prática pedagógica, no trato às diferença. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54414 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa trata da relação entre concepções de gestão e abordagens de gênero e sua materialização na prática pedagógica, no trato às diferenças. Com base no paradigma da gestão democrática e das perspectivas dialogal e plural de gênero, desenvolvemos uma investigação de abordagem qualitativa, de caráter explicativo e exploratório. Uma escola da rede municipal de Caruaru foi o campo de pesquisa, realizada com professores e professoras, bem como, com representantes da gestão escolar. Elegemos a entrevista semiestruturada e a observação como procedimento de coleta e produção dos dados. Através da Análise de Conteúdo, identificamos que há uma relação entre concepções de gestão e abordagens de gênero na prática pedagógica, repercutindo no trato às diferenças. No caso, o paradigma da gestão democrática relaciona-se com abordagens de gênero mais dialogais e plurais, promovendo o trato às diferenças. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Diferenças | pt_BR |
dc.title | A relação entre as concepções de gestão e a abordagem de gênero e sua materialização na prática pedagógica, no trato às diferenças. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6395930456951410 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0892001190378231 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research deals with the relationship between management concepts and gender approaches and their materialization in pedagogical practice, in dealing with differences. Based on the paradigm of democratic management and dialogical and plural gender perspectives, we developed an investigation with a qualitative approach, explanatory and exploratory in nature. A school in the municipal network of Caruaru was the research field, carried out with male and female teachers, as well as with representatives of school management. We chose semi-structured interviews and observation as the data collection and production procedure. Through Content Analysis, we identified that there is a relationship between management concepts and gender approaches in pedagogical practice, impacting the treatment of differences. In this case, the paradigm of democratic management is related to more dialogical and plural gender approaches, promoting the treatment of differences. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Santos.pdf | 256,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons