Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54390

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Guilherme Moura-
dc.contributor.authorAMÂNCIO, Andréia José-
dc.contributor.authorSILVA, Adriana Gomes da-
dc.date.accessioned2023-12-27T10:51:26Z-
dc.date.available2023-12-27T10:51:26Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.date.submitted2023-12-26-
dc.identifier.citationNessa mesma temática, o autor Daniel Goleman definiu os cinco pilares da inteligência emocional baseados em aptidões essenciais (Goleman, 1995).pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54390-
dc.description9,2pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é avaliar a autopercepção dos alunos do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, a respeito da inteligência emocional fundamentada nos cinco pilares desenvolvidos por Daniel Goleman. A importância desta pesquisa é evidenciada pela atual demanda que os futuros profissionais de Secretariado Executivo desenvolverem competências emocionais que se apliquem às dinâmicas das relações interpessoais e na tomada de decisões no contexto profissional. A metodologia adotada desde estudo compreende pesquisa de natureza exploratória e descritiva com abordagem quantitativa baseada em levantamento Survey, utilizando um questionário como instrumento para coleta e análise de dados. Os resultados mostraram que os alunos possuem clareza sobre suas emoções e qualidades, embora aprimoramentos na capacidade de reconhecer erros e aprofundar a compreensão sejam necessários. Os resultados enfatizam a importância do crescimento emocional e habilidades interpessoais para o sucesso pessoal e profissional dos alunos, sinalizando um potencial para o aprimoramento nesse domínio.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectInteligência Emocionalpt_BR
dc.subjectAutopercepçãopt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.titleInteligência emocional: uma análise da autopercepção dos discentes do curso de secretariado executivo da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8278248402746132pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this study is to evaluate the self-perception of students of the Executive Secretariat course at the Federal University of Pernambuco - UFPE, regarding emotional intelligence based on the five pillars developed by Daniel Goleman. The importance of this research is evidenced by the current demand that future Executive Secretariat professionals develop emotional skills that apply to the dynamics of interpersonal relationships and decision-making in the professional context. The methodology adopted from this study comprises research of an exploratory and descriptive nature with a quantitative approach based on a Survey, using a questionnaire as an instrument for data collection and analysis. The results showed that students are clear about their emotions and qualities, although improvements in the ability to recognize mistakes and deepen understanding are needed. The results emphasize the importance of emotional growth and interpersonal skills for students' personal and professional success, signaling a potential for improvement in this domain.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0000-3883-1895pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Andréia José Amancio e Adriana Gomes da Silva.pdf3,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons