Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54389

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Kennedy Silva dos-
dc.contributor.authorSILVA, Emmanuel Rodrigues da-
dc.date.accessioned2023-12-26T21:11:56Z-
dc.date.available2023-12-26T21:11:56Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.date.submitted2023-10-30-
dc.identifier.citationSILVA, Emmanuel Rodrigues da. Google earth como recurso metodológico para o ensino de geografia na educação básica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso - Geografia Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54389-
dc.description10,0pt_BR
dc.description.abstractLevando em consideração o mundo contemporâneo, é de fácil percepção a massividade do uso de tecnologias em vários setores da sociedade. Com isso, faz-se necessário investigar a utilização e buscar meios de promover a inserção de recursos e instrumentos metodológicos/tecnológicos para agregar ao ensino de Geografia da Educação Básica. A presente pesquisa tem como objetivo apresentar o programa Google Earth como recurso metodológico para o ensino de Geografia na Educação Básica. Dentro dessa perspectiva é apresentada todas as versões disponíveis do programa que são as versões Web, dispositivos móveis e desktop, sendo todas elas de acesso prático e gratuito ao usuário. De modo geral, o Google Earth é um Programa, que por meio de imagens de satélites possibilita ao usuário a navegação virtual por todo os lugares do mundo, sendo assim um recurso metodológico que pode ser agregado ao ensino de Geografia da Educação Básica, visando melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem. Dentro dessa perspectiva, esta pesquisa além de apresentar as ferramentas do programa, por meio de realização de formulário eletrônico disponibilizados a graduandos e graduados em Geografia Licenciatura da UFPE, investiga e questiona a formação inicial de professores, para compreensão da utilização ou não do Google Earth e de recursos getecnológicos nas práticas docentes na Educação Elementar. Contudo, foi possível identificar déficits formativos na graduação de Geografia Licenciatura, que consequentemente implica na não utilização de recursos e instrumentos metodológicos/tecnológicos como o Google Earth nas práticas pedagógicas em Geografia.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectGoogle Earthpt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.titleGoogle earth como recurso metodológico para o ensino de geografia na educação básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Mateus Ferreira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6420264589400152pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8799647544989939pt_BR
dc.description.abstractxConsidering the contemporary world, it is easy to see the massive use of technology in various sectors of society. This makes it necessary to investigate the use and seek ways to promote the insertion of methodological/technological resources and tools to add to the teaching of Geography in Basic Education. This research aims to present the Google Earth program as a methodological resource for teaching Geography in Basic Education. From this perspective, all the available versions of the program are presented, including the web, mobile and desktop versions, all of which are practical and free for the user. Generally speaking, Google Earth is a program that, using satellite images, allows users to navigate virtually around the world, making it a methodological resource that can be added to the teaching of Geography in basic education, with the aim of improving the teaching and learning process. From this perspective, in addition to presenting the program's tools through an electronic form made available to undergraduates and graduates in Geography at UFPE, this research investigates and questions initial teacher training, in order to understand whether or not Google Earth and getechnological resources are used in teaching practices in Elementary Education. However, it was possible to identify training deficits in undergraduate Geography courses, which consist of.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6049020939451408pt_BR
dc.identifier.orcid0009-0001-0613-198Xpt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Emmanuel Rodrigues da Silva..pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons