Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54386

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSZLACHTA JUNIOR, ARNALDO MARTIN-
dc.contributor.authorLISBOA, JÚLIA MARIA DE ARAUJO-
dc.date.accessioned2023-12-26T19:09:45Z-
dc.date.available2023-12-26T19:09:45Z-
dc.date.issued2023-07-11-
dc.date.submitted2023-07-23-
dc.identifier.citationLISBOA, Júlia Maria de Araujo. A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NA RELAÇÃO ENTRE BNCC E LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: UM CATALISADOR NO COMBATE AO RACISMO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54386-
dc.description.abstractO presente artigo, escrito como trabalho de conclusão de curso, traz uma análise quanto à posição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) frente às narrativas históricas desenvolvidas nos livros didáticos e como ela desenvolve sua influência na manutenção e no combate ao racismo em sala de aula. Este trabalho pensa os usos e o poder nos quais estão envoltos o documento curricular nacional e os materiais didáticos que chegaram às escolas de Anos Finais da rede municipal de educação pública da cidade de Recife, a partir do edital de 2020 do Programa Nacional do Livro Didático. Para tanto, é utilizada a perspectiva da Didática da História, visando à discussão sobre as possibilidades de acesso à consciência histórica através da utilização desses livros, trazendo reflexões sobre o pensar historicamente diante do antirracismo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectLivros Didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectConsciência Históricapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NA RELAÇÃO ENTRE BNCC E LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA : UM CATALISADOR NO COMBATE AO RACISMOpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3282284806370137pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4661859185167472pt_BR
dc.description.abstractxThis article, written as a course completion work, presents an analysis of the position of the National Common Curricular Basis in relation to the historical narratives developed in textbooks and how it develops its influence in maintaining and combating racism at school. This work thinks about the uses and the power in which the national curriculum document and the teaching materials that arrived at schools in the educational public system of the city of Recife are involved, from the 2020 public notice of the National Textbook Program. For this purpose, History Didactics’ perspective is used, seeking to discuss the possibilities of accessing historical consciousness through the use of these books, bringing reflections on the historical thinking in the face of anti-racism.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Júlia Maria de Araujo Lisboa.pdf466,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons