Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54386
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SZLACHTA JUNIOR, ARNALDO MARTIN | - |
dc.contributor.author | LISBOA, JÚLIA MARIA DE ARAUJO | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T19:09:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T19:09:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-23 | - |
dc.identifier.citation | LISBOA, Júlia Maria de Araujo. A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NA RELAÇÃO ENTRE BNCC E LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: UM CATALISADOR NO COMBATE AO RACISMO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54386 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo, escrito como trabalho de conclusão de curso, traz uma análise quanto à posição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) frente às narrativas históricas desenvolvidas nos livros didáticos e como ela desenvolve sua influência na manutenção e no combate ao racismo em sala de aula. Este trabalho pensa os usos e o poder nos quais estão envoltos o documento curricular nacional e os materiais didáticos que chegaram às escolas de Anos Finais da rede municipal de educação pública da cidade de Recife, a partir do edital de 2020 do Programa Nacional do Livro Didático. Para tanto, é utilizada a perspectiva da Didática da História, visando à discussão sobre as possibilidades de acesso à consciência histórica através da utilização desses livros, trazendo reflexões sobre o pensar historicamente diante do antirracismo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Consciência Histórica | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.title | A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NA RELAÇÃO ENTRE BNCC E LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA : UM CATALISADOR NO COMBATE AO RACISMO | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3282284806370137 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4661859185167472 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article, written as a course completion work, presents an analysis of the position of the National Common Curricular Basis in relation to the historical narratives developed in textbooks and how it develops its influence in maintaining and combating racism at school. This work thinks about the uses and the power in which the national curriculum document and the teaching materials that arrived at schools in the educational public system of the city of Recife are involved, from the 2020 public notice of the National Textbook Program. For this purpose, History Didactics’ perspective is used, seeking to discuss the possibilities of accessing historical consciousness through the use of these books, bringing reflections on the historical thinking in the face of anti-racism. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Júlia Maria de Araujo Lisboa.pdf | 466,69 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons