Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54379
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos | - |
dc.contributor.author | FRANÇA, Dhayanna Chrystian Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-26T13:27:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-26T13:27:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Dhayanna Chrystian Silva de. As inserções tecnológicas no ensino da rede municipal do Recife-PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54379 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como centralidade estudar a inserção das tecnologias no ensino na cidade do Recife, entendendo como os programas e as políticas públicas ligada a tecnologia tem influenciado no ensino e na formação docente de geografia na rede municipal. A pesquisa partiu dos seguintes questionamentos: Quais as contribuições e problemáticas que as tecnologias digitais podem apresentar na prática docente e no ensino da geografia escolar? Como as escolas se inserem nesse sistema tecnológico no período de 2010-2022? Tendo em mente a complexidade do debate sobre tecnologias digitais como ferramenta pedagógica, traçamos um percurso que partiu de levantamento dos dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) junto ao IBGE (2016-2020), para compreender qual cenário tecnológico e educacional tínhamos em uma escala selecionada, para assim chegar nas políticas públicas nacionais e por conseguinte nos programas municipais que se configuram como o palco principal do nosso levantamento. Mediante a isto, a pesquisa é qualitativa, por buscar compreender além dos números tendo uma interpretação da realidade mais fidedigna, buscando aproximação com os professores da rede municipal e escutando os sujeitos da ação, além de analisar as bases dos programas que estão em curso. A utilização da Triangulação de Métodos na análise dos questionários auxiliou a construção de um cenário que descreve com afinco, buscando assim compreender como os professores estão utilizando as tecnologias digitais para construção do conhecimento da geografia escolar e seus efeitos na prática escolar docente através dos programas Escola do Futuro e Educa- Recife, instituídos por meio das políticas públicas. Perante isso o panorama construído desvela as fragilidades e os desafios enfrentados pelos professores e coordenadores, e, portanto, coloca em pauta se coexistem contribuições e transformações na prática docente e no processo de ensino e aprendizagem. Ademais, ainda que existam problemáticas, uma ação em conjunto e com todos os envolvidos nesse processo de inserção tecnológica se torna cada vez mais indispensável, desenvolver uma mediação e uma inserção mais significativa e acessíveis a todas realidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Áreas - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Docente em formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Transformação de dados | pt_BR |
dc.title | As inserções tecnológicas no ensino da rede municipal do Recife-PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Mateus Ferreira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2892435577525217 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8799647544989939 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work has the centrality of studying the insertion of technologies in teaching in the city of Recife, understanding how programs and public policies linked to technology have influenced the teaching and teacher training of geography in the municipal network. The research started from the following questions: What are the contributions and problems that digital technologies can present in the teaching practice and in the teaching of school geography? How do schools fit into this technological system in the period 2010-2022? Bearing in mind the complexity of the debate on digital technologies as a pedagogical tool, we traced a route that started from collecting data from the PNAD (National Household Sample Survey) with the IBGE (2016-2020), to understand what technological and educational scenario we had on a selected scale, in order to reach national public policies and, consequently, municipal programs that are the main stage of our survey. Through this, the research is qualitative, seeking to understand beyond the numbers, having a more reliable interpretation of reality, seeking approximation with the teachers of the municipal network and listening to the subjects of the action, in addition to analyzing the bases of the programs that are in progress. The use of the Triangulation of Methods in the analysis of the questionnaires helped the construction of a scenario that it describes with diligence, thus seeking to understand how teachers are using digital technologies to build knowledge of school geography and its effects on teaching practice through School programs do Futuro and Educa-Recife, instituted through public policies. In view of this, the panorama built reveals the weaknesses and challenges faced by teachers and coordinators, and therefore puts on the agenda whether contributions and transformations coexist in teaching practice and in the teaching and learning process. In addition, even though there are problems, joint action with all those involved in this technological insertion process becomes increasingly indispensable, developing a more meaningful mediation and insertion that is accessible to all realities. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6049020939451408 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Dhayanna Chrystian Silva de França.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons