Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54346

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Mariana Batista da-
dc.contributor.authorSILVA, Haína Coelho Pereira da-
dc.date.accessioned2023-12-22T11:44:02Z-
dc.date.available2023-12-22T11:44:02Z-
dc.date.issued2023-03-20-
dc.identifier.citationSILVA, Haína Coelho Pereira da. Prevention policymaking and health systems in Latin America: why and when governments plan ahead. 2023. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54346-
dc.description.abstractWhich political factors lead to prevention as a policy choice? I argue that prevention policy- making happens when the uncertainty of the decision-making environment is minimised, which happens in stable and resilient arrangements. My independent variables are policymaking sta- bility index, fiscal decentralisation and health systems, and I condition their impact to path dependence of the countries institutions and economy. I investigate these associations in a mi- xed methods approach, by a Convergence Design. I operationalise these variables as continuous indicators in a comparative OLS regression model with error adjustment for seven Latin Ameri- can countries. I find that decentralisation is the most consistent covariate, compulsory insurance health system models have a small but positive association, and policymaking stability is condi- tioned by the inclusion of control variables such as quality of government and cabinet ideology. In general, the strongest models are lagged ten years before emphasis in prevention, showing the impact of path dependence. Decentralisation is also a great driving force in my case study of the Dengue Control Program in Brazil, as identified through categorical aggregation of do- cuments and interviews material. Governments’ preferences, financing priorities and how they conceptualise prevention over time have been shown to shape how the policy is designed.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectDependência de trajetóriapt_BR
dc.subjectSistemas de saúdept_BR
dc.subjectInstituições políticaspt_BR
dc.subjectAmérica Latina - Política e governopt_BR
dc.subjectDenguept_BR
dc.titlePrevention policymaking and health systems in Latin America : why and when governments plan aheadpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2356911657962620pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5144800413272494pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia Politicapt_BR
dc.description.abstractxQue fatores políticos levam à prevenção como uma escolha de política pública? Argumento que a formulação de políticas de prevenção ocorre quando a incerteza do ambiente de tomada de decisão é minimizada, em arranjos estáveis e resilientes. Minhas variáveis independentes são o índice de estabilidade na formulação de políticas, a descentralização fiscal e sistemas de saúde, e condiciono seu impacto à dependência da trajetória institucional e econômica dos paí- ses. Investigo essas associações em uma abordagem de métodos mistos, por um Desenho de Convergência. Operacionalizo essas variáveis como indicadores contínuos em um modelo de regressão MQO comparativo com ajuste de erro para sete países latino-americanos. Encontro que a descentralização é a covariável mais consistente, os modelos de seguro obrigatório de saúde têm uma associação pequena, mas positiva, e a estabilidade da formulação de políticas é condicionada pela inclusão de variáveis de controle, como qualidade de governo e ideologia do gabinete. Em geral, os modelos mais fortes estão defasados dez anos antes da ênfase na prevenção, mostrando o impacto da dependência de trajetória. A descentralização também é uma grande força motriz em meu estudo de caso do Programa de Controle da Dengue no Brasil, conforme identificado por meio da agregação categórica de documentos e entrevistas. Demons- tro que as preferências dos governos, as prioridades de financiamento e como eles conceituam a prevenção ao longo do tempo moldam a forma como a política é elaborada.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Haína Coelho Pereira da Silva.pdf11,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons