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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54321

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUEDES, Tatiane Gomes-
dc.contributor.authorALMEIDA, Thayse Gomes de-
dc.date.accessioned2023-12-21T17:51:10Z-
dc.date.available2023-12-21T17:51:10Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationALMEIDA, Thayse Gomes de. Efetividade de uma intervenção com história em quadrinhos sobre métodos contraceptivos no conhecimento de adolescentes escolares. 2023. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54321-
dc.description.abstractA adolescência é considerada como uma fase de transição da infância para a vida adulta, na qual ocorrem diversas alterações físicas, psíquicas, hormonais e comportamentais. Durante esse período, observa-se um aumento substancial das oportunidades para a manifestação de comportamentos vulneráveis, e uma das principais complicações reside na ausência de orientação, tanto no âmbito escolar quanto no seio familiar. O objetivo desta tese foi avaliar a efetividade de uma intervenção com a história em quadrinhos “Métodos contraceptivos: sou jovem e ainda não quero gerar uma vida” no conhecimento de adolescentes escolares sobre métodos contraceptivos. Estudo multimétodo, conduzido em duas etapas. Na primeira realizou-se estudo do tipo metodológico, destinado a construção e validação de um instrumento para mensurar o conhecimento de adolescentes sobre métodos contraceptivos. Na segunda etapa, desenvolveu-se um estudo quase- experimental, para avaliar a efetividade de uma intervenção com a história em quadrinhos “Métodos Contraceptivos: sou jovem e ainda não quero gerar uma vida” no conhecimento de adolescentes sobre métodos contraceptivos. O estudo metodológico ocorreu entre o período de junho e agosto de 2023. A validação foi realizada por 24 juízes, profissionais da saúde que atuam junto a adolescentes e/ou planejamento reprodutivo, no âmbito da assistência, docência e pesquisa. Na validação, o instrumento obteve Coeficiente de Validade de Conteúdo de 0,88; 0,86; 0,93 para Clareza, Vocabulário e Relevância, respectivamente. Esta etapa ocorreu em ambiente virtual, com a utilização de e-mail e formulários do Google para a validação do conteúdo. O estudo quase-experimental, foi realizado com 62 adolescentes matriculados em uma escola pública de Maceió. Para comparação das médias de conhecimento alcançadas nos quatro momentos de aplicação (pré-teste, pós-teste imediato, após 7 dias, após 15 dias), utilizou-se os testes Mann- Whitney e Kruskal-Wallis, dada a distribuição das variáveis de somatório. O escore de conhecimento no pré-teste foi de 8,33 (±2,42) pontos; no pós-teste imediato passou a ser 12,35 (±3,19); no após sete dias foi 12,21 (±3,02); e o de 15 dias após a intervenção, foi 12,15 (±3,02). Os escores de conhecimento nos períodos pré-teste e após a intervenção foram estatisticamente distintos (p<0,001), tendo o maior escore médio ocorrido imediatamente a intervenção e o menor, anteriormente à intervenção. A intervenção com a história em quadrinhos “Métodos Contraceptivos: sou jovem e ainda não quero gerar uma vida” foi efetiva no aumento do conhecimento de adolescentes escolares sobre métodos contraceptivos. Esse aumento se manteve nos três momentos após a utilização da história em quadrinhos, evidenciando a retenção de conhecimento entre os adolescentes. Além disso, estimulou a participação ativa dos adolescentes no processo de aprendizagem. Essa abordagem sugere um potencial significativo para contribuir não apenas para a educação em saúde, mas, também, para a tomada de decisão segura. Pode, assim, influenciar positivamente a prática dos enfermeiros que desempenham um papel crucial na educação em saúde, especialmente na prevenção de gravidez não planejada entre o público adolescente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde reprodutivapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAnticoncepçãopt_BR
dc.subjectServiços de saúde escolarpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleEfetividade de uma intervenção com história em quadrinhos sobre métodos contraceptivos no conhecimento de adolescentes escolarespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4532105278351020pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0197931838619681pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxAdolescence is considered a transition phase from childhood to adulthood, in which several physical, psychological, hormonal and behavioral changes occur. During this period, there is a substantial increase in opportunities for the manifestation of vulnerable behaviors, and one of the main complications lies in the lack of guidance, both at school and within the family. The objective of this thesis was to evaluate the effectiveness of the comic book “Contraceptive methods: I'm young and I still don't want to create a life” on the knowledge of school adolescents about contraceptive methods. Multimethod study, conducted in two stages. In the first, a methodological study was carried out, aimed at building and validating an instrument to measure adolescents' knowledge about contraceptive methods. In the second stage, a quasi-experimental study was developed to evaluate the effectiveness of the comic book “Contraceptive Methods: I'm young and I still don't want to create a life” on adolescents' knowledge about contraceptive methods. The methodological study took place between June and August 2023. Validation was carried out by 24 judges, health professionals who work with adolescents and/or reproductive planning, within the scope of care, teaching and research. In validation, the instrument obtained a Content Validity Coefficient of 0.88; 0.86; 0.93 for Clarity, Vocabulary and Relevance, respectively. This stage took place in a virtual environment, using email and Google forms to validate the content. The quasi-experimental study was carried out with 62 adolescents enrolled in a public school in Maceió. To compare the average knowledge achieved in the four application moments (pre-test, immediate post- test, after 7 days, after 15 days), the Mann-Whitney and Kruskal-Wallis tests were used, given the distribution of the variables of sum. The knowledge score in the pre-test was 8.33 (±2.42) points; in the immediate post-test it became 12.35 (±3.19); after seven days it was 12.21 (±3.02); and 15 days after the intervention, it was 12.15 (±3.02). The knowledge scores in the pre-test and post-intervention periods were statistically different (p<0.001), with the highest average score occurring immediately after the intervention and the lowest, prior to the intervention. The comic “Contraceptive Methods: I'm young and I still don't want to create a life” was effective in increasing school adolescents' knowledge about contraceptive methods. This increase lasted in the three moments after using the comic book, demonstrating the retention of knowledge among adolescents. Furthermore, it encouraged the active participation of teenagers in the learning process. This approach suggests significant potential to contribute not only to health education, but also to safe decision-making. Thus, it can positively influence the practice of nurses who play a crucial role in health education, especially in preventing unplanned pregnancies among adolescents.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Enfermagem

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