Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54309
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SIMÕES, José Luís | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Zumar Cleide Queiroz de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T17:23:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T17:23:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Zumar Cleide Queiroz de. Afetividade: uma análise das histórias contemporâneas vividas por professoras da Escola Santa Teresa. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54309 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa a relação entre afetividade e a prática docente a partir das histórias contemporâneas vividas por quatro professoras da Escola Santa Teresa, com foco no contexto político pandêmico da Covid-19. A escola, localiza-se na periferia da cidade de Camaragibe- PE – região Nordeste e metropolitana do Recife, a 17,4 km da capital. Teoricamente, trabalhamos com as bases epistemológicas do conceito de afetividade em Wallon (1879/1962) e Vygotsky (1993/1998). Fundamentou-se, metodologicamente, no campo da história oral, no sentido de visibilizar, considerando a dimensão da memória no processo das práticas docentes no contexto aqui analisado, em que medida a dimensão da afetividade influência e interfere em tais práticas. O interesse por esse tema, por um lado, se articula aos fatores que tornam a afetividade uma questão reflexiva sobre a prática pedagógica; por outro, observações que, diante de situações desafiadoras vivenciadas no chão da sala de aula, sentimentos, emoções, angústias e inquietações afetavam à práxis. Portanto, este trabalho tem como objetivo discutir como a afetividade influência e interfere na prática docente das professoras que lecionam na Escola Santa Teresa, face o contexto contemporâneo. Os objetivos específicos são: a) identificar os fatores que influenciam a afetividade; b) investigar a interferência da afetividade na prática docente, perante o contexto contemporâneo; e c) analisar os discursos das professoras em torno dos afetos. Conceituamos a afetividade na perspectiva de Vygotsky e Wallon. O primeiro, ao romper com a separação entre o pensamento e o afeto, emoção e razão, entende que as emoções passam por uma transição superior e simbólica, construída nas relações e onde é decisivo o papel do outro; e que, nesse sentido, a base afetivo-volitivo articula, de forma imbricada, a relação entre contextos (históricos, sociais e culturais) e consciência dialética mediada pelas dimensões simbólicas e dos significados. Para o segundo, a afetividade compreende o desenvolvimento humano como um dos núcleos integradores que processa as sensações e emoções, acolhendo a sensibilidade que internaliza os acontecimentos externos e se integram às ações comportamentais, tanto positivas como negativas. A investigação sinalizou que o jogo das emoções revela vontades, interesses encobertos e movem estudantes a exteriorizarem expressões, sentimentos e emoções que contribuem para compreender os comportamentos, reflexões e desafios vivenciados. O adoecimento emocional dos docentes atrelados aos afetos e à pandemia da Covid-19, a democratização da memória docente e as práticas educativas que marcam a vida de docentes e discentes, a ausência e presença de afetividade nas relações e as capacidades das práticas afetivas, dentre outras discussões. Ao longo desta dissertação, foi possível perceber que a afetividade contribui para potencializar as relações educacionais, a autoestima, superação e resiliência. Nesse sentido, propomos uma análise reflexiva da afetividade que pode ressignificar a prática docente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Contexto contemporâneo | pt_BR |
dc.title | Afetividade : uma análise das histórias contemporâneas vividas por professoras da Escola Santa Teresa | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1430675076534861 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1520982273735802 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation analyzes the relationship between affectivity and teaching practices from the contemporary stories experienced by teachers at Escola Santa Teresa, focusing on the pandemic political context of Covid-19. Theoretically, we work with the epistemological bases of the concept of affectivity in Wallon (1879/1962) and Vygotsky, (1993/1998). It was methodologically based on the field of Oral History in order to make visible the dimension of memory in the process of teaching practices in the context analyzed here, to what extent the dimension of affectivity influences and interferes in such practices. Interest in this topic, on the one hand, is linked to the factors that make affectivity a reflective issue on pedagogical practice; on the other hand, observations that in the face of challenging situations experienced on the classroom floor, feelings, emotions, anguish and concerns affected praxis. Therefore, this work aims to discuss how affectivity influences and interferes in the teaching practice of teachers who teach at Escola Santa Teresa, given the contemporary context? The specific objectives: a) identify the factors that influence affectivity; b) investigate the interference of affectivity in teaching practice in the contemporary context and c) analyze the teachers' speeches around affections. We conceptualize affectivity from the perspective of Vygotsky and Wallon. The first, by breaking with the separation between thought and affection, emotion and reason, understands that emotions undergo a superior and symbolic transition, built in relationships and where the role of the other is decisive; and that in this sense, the affective- volitional Base articulates in an intertwined way the relationship between contexts (historical, social and cultural) and dialectical awareness mediated by symbolic dimensions and meanings. For the second, affectivity comprises human development and the integrating core that processes sensations and emotions welcoming the internal sensitivity that internalizes external events and integrates behavioral actions, both positive and negative. The investigation indicated that the game of emotions reveals hidden desires and interests and moves students to externalize expressions, feelings and emotions that contribute to understanding behaviors. Reflections, challenges and the emotional illness of teachers linked to affections and the covid-19 pandemic. The democratization of the teaching memory and the educational practices that mark the lives of teachers and students, the absence and presence of affection in relationships and the capacities of affective practices, among other discussions. Throughout this dissertation, it was possible to perceive that affectivity contributes to enhance educational relationships, self-esteem, resilience and resilience. In this sense, we propose a reflective analysis of the affectivity that redefines teaching practice. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Zumar Cleide Queiroz de Oliveira.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons