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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54292

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dc.contributor.advisorLEAL, Luciana Pedrosa-
dc.contributor.authorLUDGÉRIO, Muanna Jéssica Batista-
dc.date.accessioned2023-12-21T16:23:12Z-
dc.date.available2023-12-21T16:23:12Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationLUDGÉRIO, Muanna Jéssica Batista. Representações sociais de pais/responsáveis, professores e profissionais da saúde sobre a classe hospitalar no desenvolvimento da criança com câncer. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54292-
dc.description.abstractO ensino tem papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Quando privadas do convívio social e familiar por motivos de adoecimento, como as que estão em tratamento oncológico, podem sofrer consequências negativas no seu desenvolvimento. A classe hospitalar objetiva minimizar as perdas decorrentes do afastamento escolar e fornecer estímulos necessários para o desenvolvimento saudável. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar as representações sociais de pais/responsáveis, professores e profissionais da saúde sobre a classe hospitalar no desenvolvimento da criança em tratamento oncológico. Estudo qualitativo fundamentado na Teoria de Rede Social e na Teoria das Representações Sociais, realizado no Núcleo de Apoio à Criança com Câncer, na Escola Hospitalar em Tempo Integral Semear e no Centro de Oncohematologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. A saturação dos dados foi o critério utilizado para a definição do tamanho amostral e a seleção dos participantes foi intencional. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas, conduzidas a partir de formulários semiestruturados à 13 pais de crianças com câncer, 4 professoras e 13 profissionais de saúde. Os dados foram submetidos a Análise de Conteúdo Temática com a utilização do software Iramuteq no processamento dos dados. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. Os dados das entrevistas com cada grupo de participantes geraram três corpus textuais visualizados em seus respectivos dendrogramas. Das informações dos pais/responsáveis que geraram cinco classes, emergiram três categorias temáticas: Repercussões do adoecimento na escolarização e desenvolvimento de crianças com câncer; as práticas pedagógicas e o desenvolvimento de crianças com câncer; e, a humanização do atendimento das professoras e o desenvolvimento de crianças com câncer. Das informações dos profissionais da saúde que geraram seis classes, emergiram quatro categorias temáticas: A escolarização e desenvolvimento de crianças com câncer: perdas e ganhos; a classe hospitalar e a possibilidade de dar continuidade a escolarização de crianças com câncer; Importância da rede social para o desenvolvimento de crianças com câncer; e, a classe hospitalar como forma de humanizar o cuidado à criança com câncer. Das informações das professoras que geraram seis classes, emergiram três categorias temáticas: Repercussões do afastamento escolar e a importância da continuidade da escolarização para o desenvolvimento das crianças com câncer; práticas pedagógicas realizadas para o desenvolvimento de crianças com câncer; a importância do apoio da rede social para o desenvolvimento da criança com câncer. De uma maneira geral, as representações sociais foram ancoradas na humanização do cuidado, no apoio da rede social, nas repercussões do adoecimento e nos benefícios das práticas pedagógicas realizadas na classe hospitalar para o desenvolvimento das crianças com câncer. A interdisciplinaridade foi vista como fundamental à integralidade do cuidado e a educação em saúde instrumentaliza profissionais e pais quanto ao direito à educação das crianças com câncer. A partir das representações sociais de pais e profissionais, este estudo contribuiu para o reconhecimento da classe hospitalar como instrumento para o desenvolvimento da criança com câncer e forneceu subsídios para intervenções de enfermagem voltadas para este público.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectRede socialpt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectServiço Hospitalar de Educaçãopt_BR
dc.titleRepresentações sociais de pais/responsáveis, professores e profissionais da saúde sobre a classe hospitalar no desenvolvimento da criança com câncerpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3228292908200018pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9684162595235171pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxEducation plays a fundamental role in the development of children. When deprived of social and family life due to illness, such as those undergoing cancer treatment, they may suffer negative consequences in their development. The hospital class aims to minimize the losses resulting from school absence and to provide the necessary stimuli for a healthy development. Therefore, this study aimed to analyze the social representations of parents/guardians, teachers, and health professionals about the hospital class in the development of children under oncologic treatment. This qualitative study was based on the Social Network Theory and on the Theory of Social Representations, carried out at the Support Center for Children with Cancer, at the Semear Full-Time Hospital School and at the Pediatric Oncohematology Center of the Oswaldo Cruz University Hospital. Data saturation was the criterion used to define the sample size, and the selection of participants was intentional. Data collection occurred through interviews, conducted using semi-structured forms to 13 parents of children with cancer, 4 teachers and 13 health professionals. The data were submitted to Thematic Content Analysis with the use of Iramuteq software for data processing. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Pernambuco. The data from the interviews with each group of participants generated three text corpuses visualized in their respective dendograms. From the information from parents/guardians, which generated five classes, three thematic categories emerged: Repercussions of the illness on schooling and development of children with cancer; the pedagogical practices and the development of children with cancer; and, the humanization of the teachers' care and the development of children with cancer. From the information from the health professionals that generated six classes, four thematic categories emerged: The schooling and development of children with cancer: losses and gains; the hospital class and the possibility of continuing the schooling of children with cancer; Importance of the social network for the development of children with cancer; and, the hospital class as a way to humanize the care of the child with cancer. From the teachers' information that generated six classes, three thematic categories emerged: Repercussions of the school leaving and the importance of the schooling continuity for the development of children with cancer; pedagogical practices carried out for the development of children with cancer; the importance of the social network support for the development of the child with cancer. In general, the social representations were anchored in the humanization of care, the support of the social network, the repercussions of the illness, and the benefits of the pedagogical practices carried out in the hospital class for the development of children with cancer. Interdisciplinarity was seen as fundamental to the integrality of care and health education instrumentalizes professionals and parents regarding the right to education of children with cancer. Based on the social representations of parents and professionals, this study contributed to the recognition of the hospital class as a tool for the development of children with cancer and provided subsidies for nursing interventions aimed at this public.pt_BR
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