Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54271

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Robson Xavier da-
dc.contributor.authorSILVA, Alynne Cavalcante Bezerra da-
dc.date.accessioned2023-12-21T12:21:15Z-
dc.date.available2023-12-21T12:21:15Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.citationSILVA, Alynne Cavalcante Bezerra da. Arte e morte: representações do feminino na arte tumular do Cemitério de Santo Amaro. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54271-
dc.description.abstractAs relações entre arte e morte são mais intrincadas do que se parece à pri- meira vista. A ciência da irreparabilidade da morte impulsionou o ser humano à criação das imagens, que viriam a substituir os mortos e fazer dos cemitérios antigos, os nossos primeiros museus. A partir disso, esta dissertação tem o objetivo de analisar o acervo artístico tumular do Cemitério de Santo Ama- ro, no Recife, sob a ótica das artes visuais, destacando as representações do corpo feminino e as fórmulas que elas evocam, com a finalidade de fortalecer os cemitérios secularizados como locais de pesquisa e laboratório de análise imagética. Para criar uma narrativa sobre esses entrecruzamentos entre os temas da morte e a arte, é feita uma discussão teórica inicial com o suporte vi- sual da estética mortuária clássica, que cria um terreno favorável para notar a sobrevivência de fórmulas antigas nas artes tumulares do cemitério referido, com destaque para o corpo feminino. Bem como é feito um apanhado sobre a instauração do Cemitério de Santo Amaro no Recife, passeando brevemente pelas questões particulares a este cemitério. Através da abordagem do histo- riador de arte alemão Aby Warburg, é possível traçar um caminho para anali- sar as representações desse corpo feminino nas artes tumulares e as fórmu- las interpretativas que elas continuam a evocar na contemporaneidade, bem como mostrar a repetição de tais fórmulas funerárias em outros contextos e suportes artísticos de modo a proporcionar uma discussão acerca da natu- ralização dos temas da morte e do espaço cemiterial que tantos elos possui com o mundo dos vivos e concluir que as representações femininas na arte tumular do cemitério são de fato testemunhos visuais de como a sociedade via e representava as mulheres de finais do século XIX e início do século XX.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectCemitério de Santo Amaropt_BR
dc.subjectCorpo femininopt_BR
dc.subjectAby Warburgpt_BR
dc.titleArte e morte : representações do feminino na arte tumular do Cemitério de Santo Amaropt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0066565418452903pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3706411790927848pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThe relationships between art and death is more intricate than it seems at first glance. The science of the irreparability of death drove human beings to create images, which would come to replace the dead and make ancient cemeteries our first museums. Based on this, this dissertation aims to analyze the tomb artistic collection of the Santo Amaro Cemetery, in Recife, from the optic of visual arts, highlighting the representations of the female body and the formulas they evoke, with the purpose of strengthening the secularized cemeteries as research sites and image analysis laboratories. To create a narrative about these intersections between the themes of death and art, an initial theoretical discussion is made with the visual support of classical mortuary aesthetics, which creates a favorable terrain to note the survival of ancient formulas in the tomb arts of the aforementioned cemetery, with emphasis on the female body. As well as an overview of the installation of the Santo Amaro Cemetery in Recife, briefly going through the particular issues relating to this cemetery. Through the approach of German art historian Aby Warburg, it is possible to trace a path to analyze the representations of this female body in tomb arts and the interpretative formulas that they continue to evoke in contemporary times, as well as showing the repetition of such funerary formulas in other contexts and artistic supports in order to provide a discussion on the naturalization of the themes of death and the cemetery space that has so many links with the world of the living and conclude that female representations in cemetery tomb art are in fact visual testimonies of how society viewed and represented women of the late 19th and early 20th centuries.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Alynne Cavalcante Bezerra da Silva.pdf14,1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons