Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54262
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CUNHA, Eudes Oliveira | - |
dc.contributor.author | CUNHA, Maria Couto | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T23:10:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-20T23:10:57Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Eudes Oliveira; CUNHA, Maria Couto. Estilos de gestão, cultura organizacional e desempenho escolar. Revista Entreideias, Salvador, v. 5, n. 1, p. 7-24, jan./jun. 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54262 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé estão no final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a gestão manifestada nos elementos da cultura da escola e sua relação com o desempenho em duas instituições públicas de Educação Básica da rede municipal de ensino de Salvador, Bahia, com resultados contrastantes no indicador de qualidade, expresso pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso comparativo, sendo a coleta de dados feita por meio de observações e entrevistas, bem como da consulta a documentos. Os resultados demonstraram realidades opostas em diversos aspectos relacionados à gestão das escolas, nas dimensões administrativo-burocrática, pedagógica e política, e confirmaram a relação existente entre as variáveis gestão e desempenho escolar. Os dados mostraram que a gestão da escola de melhor desempenho se distingue pela participação da comunidade nas atividades e decisões da escola, melhor controle dos processos e maior integração entre os sujeitos. Na escola de baixo desempenho, a gestão se caracterizou por relações informais e maior incidência de conflitos entre os sujeitos. Verificou-se, ainda, que os fatores internos da escola desempenharam papel importante na explicação do fenômeno, demonstrando a relevância do estudo da gestão na perspectiva da interação dos sujeitos. | pt_BR |
dc.format.extent | p 7-24 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | administração das instituições de ensino | pt_BR |
dc.subject | organizações escolares | pt_BR |
dc.subject | avaliação escolar | pt_BR |
dc.title | Estilos de gestão, cultura organizacional e desempenho escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2023-01 | - |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CUNHA. Estilos de gestão, cultura. p. 7-24.pdf Acceso restringido | 169,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.