Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54093
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AQUINO, Thiago André Moura de | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Felipe Vasconcelos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T14:37:59Z | - |
dc.date.available | 2023-12-14T14:37:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-18 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Felipe Vasconcelos De. Formação humana na China antiga e no Brasil: Possibilidades para o ensino de Filosofia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Filosofia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54093 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo tratar da formação Humana na China antiga e no Brasil, tratando posteriormente como o ensino de filosofia pode se relacionar com essa ideia de formação Humana e desenvolver possibilidades para seu ensino. Ao abordar sobre essa ideia na China antiga, será utilizado como base os pensadores chineses Confúcio e Mozi (Mestre Mo), que datam de meados do séc 6 a.C. até o século 4 a.C. Busca-se entender como esses pensadores estruturam a ideia de formação Humana e como ela pode se conectar com o conceito brasileiro. Posteriormente trazendo para o ensino de filosofia a questão de possibilidades de inserção desses conhecimentos desenvolvidos na China nos conteúdos abordados durante as aulas de filosofia. Tomando por base as considerações formuladas nas perspectivas do ensino Decolonial e da filosofia Decolonial. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Confúcio | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Formação Humana | pt_BR |
dc.subject | Filosofia Chinesa | pt_BR |
dc.subject | Mozi | pt_BR |
dc.title | Formação Humana na China Antiga e no Brasil : Possibilidades para o ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | DABAT, Christine Paulette Yves Rufino | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5514907605235956 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9890269097399161 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to deal with Human formation in ancient China and in Brazil, subsequently dealing with how the teaching of philosophy can relate to this idea of Human formation and develop possibilities for its teaching. When approaching this idea in ancient China, the Chinese thinkers Confucius and Mozi (Master Mo), dating from the mid-6th century BC to the 4th century BC, will be used as a basis. We seek to understand how these thinkers structure the idea of Human formation and how it can connect with the Brazilian concept. Later bringing to the teaching of philosophy the question of possibilities of inserting this knowledge developed in China in the contents approached during philosophy classes. Based on the considerations formulated in the perspectives of Decolonial teaching and Decolonial philosophy. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Filosofia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1799364778411869 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Felipe Vasconcelos de Sousa.pdf | 243,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons