Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54093

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAQUINO, Thiago André Moura de-
dc.contributor.authorSOUSA, Felipe Vasconcelos de-
dc.date.accessioned2023-12-14T14:37:59Z-
dc.date.available2023-12-14T14:37:59Z-
dc.date.issued2023-04-18-
dc.date.submitted2023-04-18-
dc.identifier.citationSOUSA, Felipe Vasconcelos De. Formação humana na China antiga e no Brasil: Possibilidades para o ensino de Filosofia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Filosofia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54093-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo tratar da formação Humana na China antiga e no Brasil, tratando posteriormente como o ensino de filosofia pode se relacionar com essa ideia de formação Humana e desenvolver possibilidades para seu ensino. Ao abordar sobre essa ideia na China antiga, será utilizado como base os pensadores chineses Confúcio e Mozi (Mestre Mo), que datam de meados do séc 6 a.C. até o século 4 a.C. Busca-se entender como esses pensadores estruturam a ideia de formação Humana e como ela pode se conectar com o conceito brasileiro. Posteriormente trazendo para o ensino de filosofia a questão de possibilidades de inserção desses conhecimentos desenvolvidos na China nos conteúdos abordados durante as aulas de filosofia. Tomando por base as considerações formuladas nas perspectivas do ensino Decolonial e da filosofia Decolonial.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConfúciopt_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectFormação Humanapt_BR
dc.subjectFilosofia Chinesapt_BR
dc.subjectMozipt_BR
dc.titleFormação Humana na China Antiga e no Brasil : Possibilidades para o ensino de Filosofiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDABAT, Christine Paulette Yves Rufino-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5514907605235956pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9890269097399161pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to deal with Human formation in ancient China and in Brazil, subsequently dealing with how the teaching of philosophy can relate to this idea of Human formation and develop possibilities for its teaching. When approaching this idea in ancient China, the Chinese thinkers Confucius and Mozi (Master Mo), dating from the mid-6th century BC to the 4th century BC, will be used as a basis. We seek to understand how these thinkers structure the idea of Human formation and how it can connect with the Brazilian concept. Later bringing to the teaching of philosophy the question of possibilities of inserting this knowledge developed in China in the contents approached during philosophy classes. Based on the considerations formulated in the perspectives of Decolonial teaching and Decolonial philosophy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Filosofiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1799364778411869pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Felipe Vasconcelos de Sousa.pdf243,06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons