Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54066

Comparte esta pagina

Título : Cultura visual, ensino da arte e cotidiano: hibridismos e paradoxos
Autor : MEIRA, Mirela Ribeiro
SILVA, Ursula Rosa da
Palabras clave : cultura visual; ensino de arte; estética do cotidiano
Fecha de publicación : jun-2014
Citación : MEIRA, Mirela Ribeiro; SILVA, Ursula Rosa da. Cultura visual, ensino da arte e cotidiano: hibridismos e paradoxos. Visualidades, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 37-57, 25 jun. 2014. Universidade Federal de Goiás. http://dx.doi.org/10.5216/vis.v11i2.30684.
Resumen : O ensino da arte nas escolas enfrenta uma provocação instigante, para o professor, a saber: como trabalhar as questões e as imagens do cotidiano. A Cultura Visual pode, no campo da arte, apontar para uma aproximação entre a vida, com seus paradoxos, o cotidiano, com seus hibridismos, e a escola, com seus desafios. No encaminhamento de uma reflexão para as possibilidades deste ensino, trazemos a contribuição de autores como Merleau-Ponty, Nicolas Bourriaud, Michel Maffesoli, e ainda, Edgar Morin, que baliza a necessidade de um pensamento complexo para pensar uma realidade complexa, de entrecruzamento de fronteiras, hibridismos, incertezas e contradições que, por isto mesmo, permite diálogos fecundos entre a Arte, a Educação e a Cultura
Descripción : Todas as notas de rodapé estão incluídas no final do texto
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54066
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MEIRA. Cultura visual, ensino. p. 37-57.pdf
  Acceso restringido
162,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.