Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54044

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSZLACHTA JÚNIOR, Arnaldo Martin-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Adriano Martins de-
dc.date.accessioned2023-12-12T14:30:37Z-
dc.date.available2023-12-12T14:30:37Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Adriano Martins de. Debates em torno dos direitos e o julgamento de Adolf Eichmann, o Júri-Simulado como proposta de aprendizagem histórica: uma experiência na escola Souza Brandão. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54044-
dc.description.abstractEste trabalho parte da análise dos Direitos Humanos e o contexto que levou ao seu surgimento, uma vez que é produto de um processo histórico e social. Um dos fatores que levou à elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos foi o extermínio em massa dos judeus, conhecido na historiografia como o holocausto, e de outras minorias como homossexuais, testemunhas de jeová e poloneses. Dessa forma, nossa proposta utiliza o caso de Adolf Eichmann (agente responsável pelo envio de judeus para os campos de concentração, na chamada Solução Final), cujo julgamento foi realizado pelos israelenses, para desenvolver um júri-simulado em uma turma do Ensino Médio da Escola Estadual Souza Brandão, a fim de sensibilizar os alunos acerca das imbricações do totalitarismo na vida dos judeus antes e durante a II Guerra Mundial, bem como debater de que forma essas questões se presentificam na contemporaneidade. Utilizamos como base metodológica as chamadas Metodologias Ativas (Braathen, 2012), em que o aluno é estimulado a ser participante direto na construção do conhecimento; as Aprendizagens Significativas (Ausebel, 2003), que preconiza a relação entre os novos conhecimentos e as estruturas cognitivas pré-existentes do indivíduo e a Aprendizagem Baseada em Problemas (Borochovicius; Tortella, 2014), que parte da premissa de estímulo através de problemas para que o aluno, através de situações motivadoras, seja capaz de se preparar para o mundo do trabalho. Concluímos que a experiência do júri simulado como recurso didático em sala de aula se mostrou válida, visto que diferentemente das aulas expositivas, os alunos participaram de forma mais ativa, ou seja, atuaram menos como meros espectadores e mais como sujeitos na construção do conhecimento histórico. Por fim, aprender sobre direitos na ótica das atrocidades cometidas pelos nazistas é importante para combater qualquer resquício de exclusão de minorias que, em muitos casos, se sustenta no viés nacionalista e de pureza de raça.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectDireito à vidapt_BR
dc.subjectHistória ensinada e a escrita da históriapt_BR
dc.subjectVítimaspt_BR
dc.subjectEducação – Aprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleDebates em torno dos direitos e o julgamento de Adolf Eichmann, o Júri-Simulado como proposta de aprendizagem histórica: uma experiência na escola Souza Brandãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0222672483704302pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4661859185167472pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis work starts from the analysis of Human Rights and the context that led to their emergence, since it is the product of a historical and social process. One of the factors that led to the creation of the Universal Declaration of Human Rights was the mass extermination of Jews, known in historiography as the Holocaust, and of other minorities such as homosexuals, Jehovah's Witnesses and Poles. Thus, our proposal uses the case of Adolf Eichmann (agent responsible for sending Jews to concentration camps, in the so-called Final Solution), whose trial was carried out by the Israelis, to develop a mock jury in a high school class in Escola Estadual Souza Brandão, in order to raise students' awareness about the implications of totalitarianism in the lives of Jews before and during World War II, as well as to debate how these issues present themselves in contemporary times. We use the so-called Active Methodologies (Braathen, 2012) as a methodological basis, in which the student is encouraged to be a direct participant in the construction of knowledge; Meaningful Learning (Ausebel, 2003), which advocates the relationship between new knowledge and the individual's pre-existing cognitive structures and Problem-Based Learning (Borochovicius; Tortella, 2014), which starts from the premise of stimulation through problems to that the student, through motivating situations, is able to prepare for the world of work. We concluded that the experience of the simulated jury as a teaching resource in the classroom proved to be valid, since unlike expository classes, the students participated more actively, that is, they acted less as mere spectators and more as subjects in the construction of historical knowledge. Finally, learning about rights from the perspective of the atrocities committed by the Nazis is important to combat any trace of exclusion of minorities which, in many cases, is based on nationalist and racial purity bias.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Adriano Martins de Oliveira.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons