Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53918
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos | - |
dc.contributor.author | GUERRA, Regina Cely da Silva Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T13:20:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05T13:20:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.identifier.citation | GUERRA, Regina Cely da Silva Ribeiro. Lei n. 12.990/2014: análise de sua implementação em concursos para técnicos administrativos em educação na UFRPE (2016-2022). 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53918 | - |
dc.description.abstract | A Lei no 12.990/2014 foi instituída como política pública de ação afirmativa que reserva às pessoas negras 20% das vagas em concursos públicos no âmbito da União, buscando diminuir as desigualdades raciais presentes nos quadros da administração pública federal. Várias pesquisas destacam algumas considerações na implementação da Lei no 12.990/2014: a segmentação das vagas nos editais; a impossiblidade de convocação posterior de candidato cotista; o curto período de 10 anos de vigência da lei para atendimento ao seu objetivo; a fragilidade da fiscalização e sanções em relação às comissões de heteroidentificação; a falta de envolvimento da estrutura institucional para a materialização do dispositivo legal; a falta de padronização quanto à forma de aplicação da lei gerando interpretações diferentes. Neste contexto, este estudo tem como objetivo analisar como ocorreu a implementação da lei no 12.990/2014 em concursos públicos para técnicos administrativos em educação na UFRPE, no período de 2016 a 2022. A fundamentação teórica se desenvolve a partir das seguintes categorias conceituais: ações afirmativas, desigualdade racial, racismo estrutural e igualdade social. A pesquisa traz uma abordagem quali-quantitativa (Gil, 2008), de natureza exploratória e descritiva, e desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, cujos resultados foram analisados por meio da análise documental com base na técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Ficou evidenciado, por meio dos resultados, que o percentual estipulado pela lei no 12.990/2014 não conseguiu atingir os cargos de nível superior, que exigem maior escolaridade e têm melhores remunerações, e que a política de cotas vem sofrendo adaptações desde sua implementação de forma que os sujeitos de direito sejam os reais beneficiários. Além disso, destaca-se a importância que essa política tem prestado à sociedade brasileira, trazendo para o debate a problemática do racismo estrutural naturalmente institucionalizado no país, proporcionando à sociedade uma nova perspectiva sobre o assunto. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Concurso público | pt_BR |
dc.subject | Integração social | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Lei n. 12.990/2014 : análise de sua implementação em concursos para técnicos administrativos em educação na UFRPE (2016-2022) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8022662094232743 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5535666132266910 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste | pt_BR |
dc.description.abstractx | Law no 12.990/2014 was established as a public affirmative action policy that reserves 20% of vacancies in public tender within the Union for black people, seeking to reduce the racial inequalities present in the federal public administration. Several researches highlight some considerations in the implementation of Law no 12.990/2014: the segmentation of vacancies in notices; the impossibility of subsequently calling a quota candidate; the short 10 year period of validity of the law to meet its objective; the weakness of supervision and sanctions in relation to hetero-identification commissions; the lack of involvement of the institutional structure in the materialization of the legal provision; the lack of standardization regarding the way the law is applied, generating different interpretations. In this context, this study aims to analyze how the implementation of law no 12.990/2014 occurred in public tender for administrative technicians in education at UFRPE, from 2016 to 2022. The theoretical foundation is developed from the following conceptual categories: affirmative actions, racial inequality, structural racism and social equality. The research brings a qualitative- quantitative approach (Gil, 2008), of an exploratory and descriptive nature, and was developed from bibliographical and documentary research, the results of which were analyzed through document analysis based on the Content Analysis technique (Bardin, 2016). It was evident, through the results, that the percentage stipulated by law no 12.990/2014 was unable to reach higher-level positions, which require higher education and have better remuneration, and that the quota policy has been undergoing adaptations since its implementation in a that the subjects of law are the real beneficiaries. Furthermore, the importance that this policy has provided to Brazilian society stands out, bringing into debate the problem of structural racism naturally institutionalized in the country, providing society with a new perspective on the subject. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Regina Cely da Silva Ribeiro Guerra,.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons