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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorXAVIER, Antônio Roberto-
dc.date.accessioned2023-12-04T21:07:17Z-
dc.date.available2023-12-04T21:07:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationXAVIER, Antônio Roberto. História e filosofia da educação: da Paideia grega ao pragmatismo romano. Revista Dialectus, [S.L.], n. 9, p. 81-99, set./dez., 2016. Revista Dialectus. http://dx.doi.org/10.30611/2016n9id6535.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53913-
dc.descriptionTodas as notas de rodapé estão no final do textopt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como escopo principal compreender e atualizar um debate histórico-filosófico sobre educação e seus aspectos epistemológicos, traçando, sucintamente, uma ponte cognitiva entre a Paidéia grega e o pragmatismo educacional romano. Este artigo é uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa e segue o método dedutivo interpretacional dos conteúdos presentes em fontes secundárias. Ao desenvolver esta escrita, partiu-se do pressuposto de que educação é um daqueles termos de significados bem amplos, que, por mais que se procure definir, não se conseguem esgotar as acepções e concepções acerca de seus significados e implicações em âmbito coletivo nos diferentes momentos do saber-fazer humano. Todavia, em razão de seu variado e volumoso arcabouço de sentidos e por ser sua busca uma constante das e nas sociedades, o uso ou mau uso do vocábulo educação, muitas vezes, tem se tornado banal ou irreflexivo, praxiologicamente. O uso do vocábulo educação, em certas circunstâncias, tem deixado de representar suas reais finalidades por ser empregado de forma deslocada dos padrões sociais, morais e/ou éticos pertinentes. Com efeito, é possível que, ao se falar sobre educação, venham à tona, através do senso comum, aspectos referentes às escolas, seus muros, grades, portões, cadeados, direção, coordenação, professores, quadros e uma infindável lista de diretrizes, normas e sanções raramente cumpridas. Entretanto, conforme é demonstrado neste trabalho, educação é uma prática social indispensável para o viver e evoluir positivamente em sociedade. Para tanto, necessário se fazer entender os diversos princípios, funções e demandas educacionais nos diferentes contextos da história da humanidade.pt_BR
dc.format.extentp 81-99pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjecthistóriapt_BR
dc.subjectfilosofiapt_BR
dc.subjectPaideia Gregapt_BR
dc.subjectpragmatismo romanopt_BR
dc.titleHistória e filosofia da educação: da Paideia grega ao pragmatismo romanopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2023-01-
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

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XAVIER. História e filosofia da educação. p.81-99.pdf
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