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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53913
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | XAVIER, Antônio Roberto | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-04T21:07:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-04T21:07:17Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Antônio Roberto. História e filosofia da educação: da Paideia grega ao pragmatismo romano. Revista Dialectus, [S.L.], n. 9, p. 81-99, set./dez., 2016. Revista Dialectus. http://dx.doi.org/10.30611/2016n9id6535. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53913 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé estão no final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como escopo principal compreender e atualizar um debate histórico-filosófico sobre educação e seus aspectos epistemológicos, traçando, sucintamente, uma ponte cognitiva entre a Paidéia grega e o pragmatismo educacional romano. Este artigo é uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa e segue o método dedutivo interpretacional dos conteúdos presentes em fontes secundárias. Ao desenvolver esta escrita, partiu-se do pressuposto de que educação é um daqueles termos de significados bem amplos, que, por mais que se procure definir, não se conseguem esgotar as acepções e concepções acerca de seus significados e implicações em âmbito coletivo nos diferentes momentos do saber-fazer humano. Todavia, em razão de seu variado e volumoso arcabouço de sentidos e por ser sua busca uma constante das e nas sociedades, o uso ou mau uso do vocábulo educação, muitas vezes, tem se tornado banal ou irreflexivo, praxiologicamente. O uso do vocábulo educação, em certas circunstâncias, tem deixado de representar suas reais finalidades por ser empregado de forma deslocada dos padrões sociais, morais e/ou éticos pertinentes. Com efeito, é possível que, ao se falar sobre educação, venham à tona, através do senso comum, aspectos referentes às escolas, seus muros, grades, portões, cadeados, direção, coordenação, professores, quadros e uma infindável lista de diretrizes, normas e sanções raramente cumpridas. Entretanto, conforme é demonstrado neste trabalho, educação é uma prática social indispensável para o viver e evoluir positivamente em sociedade. Para tanto, necessário se fazer entender os diversos princípios, funções e demandas educacionais nos diferentes contextos da história da humanidade. | pt_BR |
dc.format.extent | p 81-99 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | história | pt_BR |
dc.subject | filosofia | pt_BR |
dc.subject | Paideia Grega | pt_BR |
dc.subject | pragmatismo romano | pt_BR |
dc.title | História e filosofia da educação: da Paideia grega ao pragmatismo romano | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2023-01 | - |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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XAVIER. História e filosofia da educação. p.81-99.pdf Acceso restringido | 169,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
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