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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5387

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDROGUETT, Enrique Andrés Lópezpt_BR
dc.contributor.authorVIANA, Vanina Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:38:44Z
dc.date.available2014-06-12T17:38:44Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationCardoso Viana, Vanina; Andrés López Droguett, Enrique. Desenvolvimento de metodologia de análise quantitativa de risco para dutovias de petróleo e derivados. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5387
dc.description.abstractO transporte por oleodutos é considerado o transporte mais seguro de substâncias a longas distâncias, o GLP pode ser transportado na sua forma líquida por dutovias, mas a sua construção oferece um risco às comunidades circunvizinhas a faixa de duto, pois o GLP ao ser lançado na atmosfera e à temperatura ambiente torna-se um produto gasoso, inflamável, inodoro e asfixiante em altas concentrações. A Análise Quantitativa de Riscos (AQR) permite quantificar esses riscos, de forma a contribuir para a tomada de decisão quanto às ações para redução dos mesmos. Neste sentido, o presente trabalho desenvolveu e aplicou uma metodologia de AQR em dutovia de GLP, quando foram identificados seis cenários acidentais, dos quais três apresentaram alto grau de severidade. Foi realizado um estudo em que foi comprovada a inexistência de padronização dos níveis de tolerabilidade dos riscos, nos manuais de análise de riscos nos estados brasileiros analisados. Foram obtidos os alcances dos efeitos fiscos e da vulnerabilidade dos cenários selecionados através do software EFFECTS 8.1, o de maior alcance foi de 219,1 metros, para a tipologia acidental de incêndio em nuvem, para o cenário 05 que corresponde à grande liberação de GLP, no período noturno, correspondendo a 100% de fatalidade. Foram estimadas as freqüências de ocorrência e calculados os riscos através do software RiskCurves 7.6 e avaliados através da comparação dos limites de tolerabilidade para dutovias, todos os riscos estiveram na zona de aceitabilidadept_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGás Liquefeito de Petróleo (GLP)pt_BR
dc.subjectDutoviaspt_BR
dc.subjectAnálise quantitativa de riscos (AQR)pt_BR
dc.subjectLimites de tolerabilidadept_BR
dc.titleDesenvolvimento de metodologia de análise quantitativa de risco para dutovias de petróleo e derivadospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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