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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53842
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | SANCHES, Thiago Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-01T22:12:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-01T22:12:13Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANCHES, Thiago Costa. Os parâmetros curriculares nacionais e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais. Antíteses, v. 9, n. 18, jul./dez. 2016, p. 222-248. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53842 | - |
dc.description | Documento não inclui notas de rodapé. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino de História nos anos iniciais é um campo de pesquisa que, apesar de apresentar nos últimos anos um crescimento quantitativo e qualitativo, necessita de uma atenção especial dos pesquisadores e professores dos anos iniciais pela forma como tem sido abordado pelos organismos do Estado. Nos percursos de constituição da Didática da História nos anos iniciais, diversas concepções de ensino- aprendizagem da História pautaram os debates sobre o tema, conferindo a esta Didática um caráter epistemológico específico. Preocupada em investigar os processos de construção do conhecimento histórico, utilizando a epistemologia específica da História, a linha de pesquisa Educação Histórica, apresenta hoje uma possibilidade de se pensar a Didática da Histórica a partir da própria ciência de referência. No entanto, considerando o exposto, o presente estudo buscou, em seu constructo teórico, explicitar as relações entre as ciências pedagógicas e a própria Ciência da História na constituição de uma didática específica da História para os anos iniciais. Atendendo esta especificidade o presente estudo contou com uma investigação empírica que, a partir da abordagem metodológica denominada Análise de Conteúdo, procurou investigar em documentos oficiais quais concepções de ensino-aprendizagem balizaram sua construção. Deste estudo teórico e das análises de documentos oficiais nacionais, voltados para o Ensino de História, pode-se verificar alguns pressupostos e significados de uma Didática da História para os anos primeiros anos do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.format.extent | p 222-248 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | ensino de História | pt_BR |
dc.subject | educação histórica | pt_BR |
dc.subject | didática da história | pt_BR |
dc.subject | anos iniciais | pt_BR |
dc.title | Os parâmetros curriculares nacionais e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2023-01 | - |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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SANCHES. Parâmetros Curriculares Nacionais. p. 222-248.pdf Acceso restringido | 207,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
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