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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSANCHES, Thiago Costa-
dc.date.accessioned2023-12-01T22:12:13Z-
dc.date.available2023-12-01T22:12:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANCHES, Thiago Costa. Os parâmetros curriculares nacionais e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais. Antíteses, v. 9, n. 18, jul./dez. 2016, p. 222-248.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53842-
dc.descriptionDocumento não inclui notas de rodapé.pt_BR
dc.description.abstractO Ensino de História nos anos iniciais é um campo de pesquisa que, apesar de apresentar nos últimos anos um crescimento quantitativo e qualitativo, necessita de uma atenção especial dos pesquisadores e professores dos anos iniciais pela forma como tem sido abordado pelos organismos do Estado. Nos percursos de constituição da Didática da História nos anos iniciais, diversas concepções de ensino- aprendizagem da História pautaram os debates sobre o tema, conferindo a esta Didática um caráter epistemológico específico. Preocupada em investigar os processos de construção do conhecimento histórico, utilizando a epistemologia específica da História, a linha de pesquisa Educação Histórica, apresenta hoje uma possibilidade de se pensar a Didática da Histórica a partir da própria ciência de referência. No entanto, considerando o exposto, o presente estudo buscou, em seu constructo teórico, explicitar as relações entre as ciências pedagógicas e a própria Ciência da História na constituição de uma didática específica da História para os anos iniciais. Atendendo esta especificidade o presente estudo contou com uma investigação empírica que, a partir da abordagem metodológica denominada Análise de Conteúdo, procurou investigar em documentos oficiais quais concepções de ensino-aprendizagem balizaram sua construção. Deste estudo teórico e das análises de documentos oficiais nacionais, voltados para o Ensino de História, pode-se verificar alguns pressupostos e significados de uma Didática da História para os anos primeiros anos do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.format.extentp 222-248pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectensino de Históriapt_BR
dc.subjecteducação históricapt_BR
dc.subjectdidática da históriapt_BR
dc.subjectanos iniciaispt_BR
dc.titleOs parâmetros curriculares nacionais e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciaispt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2023-01-
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANCHES. Parâmetros Curriculares Nacionais. p. 222-248.pdf
  Acceso restringido
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