Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53825

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de-
dc.contributor.authorCAINELLI, Marlene Rosa-
dc.date.accessioned2023-12-01T18:18:48Z-
dc.date.available2023-12-01T18:18:48Z-
dc.date.issued2013-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de.; CAINELLI, Marlene Rosa. Entre o passado e a história: investigando os conhecimentos históricos de crianças dos anos iniciais em uma escola pública brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.29, n.04, p.99-118, dez. 2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53825-
dc.descriptionTodas as notas de rodapé estão no final do textopt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como a escola atua no confronto entre os conhecimentos prévios e os escolarizados na aprendizagem da História. Este estudo é inovador no campo do ensino de História em virtude de sua complexidade em analisar as ideias de crianças no ensino fundamental. Da pesquisa empírica participaram 17 professoras e 26 alunos da rede municipal de ensino da cidade de Londrina, Estado do Paraná, Brasil. Neste artigo, partindo de uma abordagem qualitativa, será apresentada a investigação que se realizou ao longo da pesquisa, pretendendo-se identificar os conhecimentos que as crianças possuem sobre a história da cidade de Londrina. Para tanto, os alunos foram entrevistados em dois momentos: quando frequentavam a segunda série (antes do estudo da História de Londrina) e quando estavam cursando a terceira série (durante o estudo da História de Londrina). Para investigação e análise dos resultados, partiu-se de trabalhos realizados por pesquisadores como Lee (2001), Cooper (2002), Barton (2004), Barca (2007) e Schmidt (2010). Os dados analisados indicam possibilidades para a compreensão das ideias dos sujeitos para a construção do conhecimento histórico em aulas de História no ensino fundamental.pt_BR
dc.format.extentp. 99-118pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação Históricapt_BR
dc.subjectSéries Iniciaispt_BR
dc.titleEntre o passado e a história: investigando os conhecimentos históricos de crianças dos anos iniciais em uma escola pública brasileirapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2023-01-
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.location.cityBelo Horizontept_BR
dc.description.volume29pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA. Conhecimentos históricos escola. p. 99-118.pdf
  Acesso restrito
173,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.