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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53803

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde-
dc.contributor.authorFEITOZA, Marina Feliciano-
dc.date.accessioned2023-11-29T17:35:30Z-
dc.date.available2023-11-29T17:35:30Z-
dc.date.issued2023-04-20-
dc.identifier.citationFEITOZA, Marina Feliciano. Aprendizagem inventiva e o papel da tecnologia na vida dos idosos durante a pandemia de covid-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53803-
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 causou mudanças significativas em todo o mundo, afetando especialmente a população idosa. Restrições sociais foram impostas com o objetivo de conter a propagação da doença, limitando a capacidade dos idosos de se encontrar pessoalmente com amigos e familiares. Para superar esse desafio, muitos tiveram que aprender a utilizar tecnologias digitais para manter a comunicação, o trabalho e outras atividades que passaram a ser realizadas remotamente. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi compreender a aprendizagem inventiva por dois idosos no uso das tecnologias para a comunicação em meio digital, no contexto da pandemia provocada pelo COVID-19. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a teoria da aprendizagem inventiva, a qual concebe a aprendizagem não como uma repetição mecânica, mas como uma atividade inventiva, problematizadora e singular que envolve o corpo e a mente em sintonia. O método adotado foi o da cartografia, com coleta das informações exclusivamente em meio digital, através de questionários, entrevistas e publicações nas redes sociais. A pesquisa contou com a participação de dois idosos residentes na cidade do Recife, que apontaram o Facebook e o Instagram como território digital. Os resultados indicam que os participantes tiveram a necessidade de se adaptar ao ambiente digital a fim de enfrentar os desafios impostos pela pandemia, tais como o trabalho e o estudo remoto. Além disso, eles ressaltaram as interações sociais como algo fundamental a ser cultivado durante este período. No que diz respeito à aprendizagem inventiva, os participantes demonstraram uma atitude de abertura para lidar com o mundo e acolher as novas experiências decorrentes desse período. Desse modo, pretendeu-se iniciar as discussões sobre a aprendizagem inventiva pela população idosa através das percepções e do discurso dos participantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectAprendizagem de adultospt_BR
dc.subjectPessoas da terceira idadept_BR
dc.subjectTecnologia apropriadapt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectEpidemiaspt_BR
dc.subjectInfecções respiratóriaspt_BR
dc.titleAprendizagem inventiva e o papel da tecnologia na vida dos idosos durante a pandemia de covid-19pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1979080128117000pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9445170519526710pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThe COVID-19 pandemic has caused significant changes worldwide, particularly affecting the elderly population. Social restrictions were imposed with the aim of containing the spread of the disease, limiting the ability of older adults to meet friends and family members in person. To overcome this challenge, many had to learn to use digital technologies to maintain communication, work, and other activities that shifted to remote settings. Thus, the objective of this study was to understand the inventive learning by two elderly individuals in using digital communication technologies within the context of the pandemic caused by covid-19. To achieve this goal, the theory of inventive learning was employed, which views learning not as mechanical repetition but as an inventive, problematizing, and unique activity that engages the body and mind in harmony. The method adopted was that of cartography, with data collection exclusively through digital means, including questionnaires, interviews, and social media posts. The research involved the participation of two elderly residents of Recife, who identified Facebook and Instagram as their digital territory. The results indicate that the participants had the need to adapt to the digital environment in order to face the challenges imposed by the pandemic, such as remote work and studying. Furthermore, they emphasized the importance of social interactions to be cultivated during this period. Regarding inventive learning, the participants demonstrated an open attitude towards engaging with the world and embracing new experiences arising from this period. Thus, the aim was to initiate discussions on inventive learning among the elderly population based on incorporating the perceptions and discourse of the participants.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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