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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53802

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEAL, Sergio Rodrigues-
dc.contributor.authorCORCINO, Kevin Ferreira-
dc.date.accessioned2023-11-29T17:32:21Z-
dc.date.available2023-11-29T17:32:21Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationCORCINO, Kevin Ferreira. Percepção de qualidade de serviços públicos na intenção de recomendação de um destino turístico. 2023. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53802-
dc.description.abstractO mercado de turismo apresenta uma escala de evolução em que os destinos estão cada vez mais competitivos. Esta competição promove a busca por melhorias de serviços públicos que possuem um alto fator de impacto na experiência vivenciada de um visitante em uma localidade. Tais serviços possuem uma amplitude diversificada de formas, objetivos e público-alvo e em seu bojo estão os serviços públicos que possuem como principais usuários, a população de uma localidade. Porém como usuários, ainda que temporários, os turistas são impactados pela forma e qualidade de diversos serviços públicos que possuem uma influência no retorno deste visitante e na recomendação para outras pessoas. Este trabalho teve o objetivo investigar a relação entre a avaliação dos serviços públicos por parte dos turistas e a recomendação do destino turístico de uma cidade. A metodologia consistiu em um levantamento junto a uma amostra de 770 visitantes da cidade do Recife. Adotando uma abordagem quantitativa, utilizou-se um questionário estruturado de avaliação de diversos serviços públicos e serviços voltados ao turismo e uma variável de recomendação do destino visitado. Mediante a aplicação da análise de modelagem de equações estruturais baseada em mínimos quadrados parciais (PLS) o resultado obtido encontrou um impacto positivo e com intensidade moderada entre a avaliação de serviços públicos e a recomendação. Os resultados ainda apontaram para uma boa avaliação dos serviços por parte dos turistas. Tais resultados apontam para a importância e o impacto dos serviços públicos no desenvolvimento e crescimento do turismo em geral. Como sugestão de pesquisas subsequentes, sugerem-se estudos voltados para outros tipos de turistas em diferentes localidades e aplicação de metodologia qualitativa para maior aprofundamento sobre o tema.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titlePercepção de qualidade de serviços públicos na intenção de recomendação de um destino turísticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGUIMARÃES, Julio Cesar Ferro de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0340119374299202pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9559630444113123pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismopt_BR
dc.description.abstractxThe tourism market presents a scale of evolution in which destinations are increasingly competitive. This competition promotes the search for improvements in public services that have a high impact factor on a visitor's experience in a location. Such services have a diverse range of forms, objectives and target audience and at their core are public services whose main users are the population of a location. However, as users, even if temporary, tourists are impacted by the form and quality of various public services that have an influence on this visitor's return and recommendations to other people. This work aimed to investigate the relationship between the evaluation of public services by tourists and the recommendation of a city's tourist destination. The methodology consisted of a survey of a sample of 770 visitors to the city of Recife. Adopting a quantitative approach, a structured questionnaire was used to evaluate various public services and services aimed at tourism and a variable to recommend the destination visited. By applying structural equation modeling analysis based on partial least squares (PLS), the result obtained found a positive impact with moderate intensity between the evaluation of public services and the recommendation. The results also pointed to a good evaluation of the services by tourists. Such results point to the importance and impact of public services on the development and growth of tourism in general. As a suggestion for subsequent research, studies aimed at other types of tourists in different locations and the application of qualitative methodology are suggested for greater depth on the topic.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1360508130357781pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

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