Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53796

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Heitor de Oliveira-
dc.contributor.authorSILVA, José Adeljan Marinho da-
dc.date.accessioned2023-11-29T15:26:19Z-
dc.date.available2023-11-29T15:26:19Z-
dc.date.issued2023-01-20-
dc.date.submitted2023-01-20-
dc.identifier.citationSILVA, José Adeljan Marinho da. Estudo numérico preliminar da dinâmica espaço-temporal de potenciais vazamentos de petróleo decorrentes de navios que passam próximos ao arquipélago de Fernando de Noronha. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, Centro de Tecnologia de Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53796-
dc.description.abstractVazamentos de óleo nos oceanos e mares são uma ameaça latente que podem causar impactos desastrosos em ecossistemas marinhos. Os impactos de um vazamento de óleo se estendem nos aspectos ecológicos, sociais e econômicos. O óleo afeta diretamente a vida marinha, aumentando a mortalidade das espécies e causando más formações congênitas, para citar alguns exemplos. Além disso, há também o impacto no aspecto socioeconômico do local afetado pelo vazamento, prejudicando atividades comerciais (e.g. turismo, pesca) e as condições de vida dos habitantes. Estes fatores acentuam a importância de avaliar os riscos de potenciais vazamentos, com o intuito de promover direcionamento para que sejam desenvolvidas estratégias adequadas de mitigação de impactos e, principalmente, prevenção dos acidentes. Neste contexto, o trabalho em questão se propõe a simular casos de vazamentos de petróleo decorrentes de acidentes envolvendo navios petroleiros na região circunvizinha ao Arquipélago de Fernando de Noronha (AFN). O objetivo de tais simulações é identificar se, na eventualidade de um acidente no qual haja derramamento de óleo no oceano, a pluma decorrente afetaria a costa do AFN. A trajetória da mancha de óleo é simulada por meio de um modelo lagrangiano (i.e., MEDSLIK-II) que integra os efeitos das condições meteoceanográficas (i.e. correntes oceânicas, vento, temperatura da superfície do oceano) e intemperismos (i.e. evaporação, dispersão, emulsificação) na concentração da mancha de óleo ao longo do deslocamento desta pelo oceano e identificar se haveria concentração na costa do arquipélago. As simulações revelaram que, no mês de julho, um dos vazamentos simulados atingiu o AFN, levando uma grande quantidade de óleo à costa da região, em aproximadamente 20 horas. Este resultado indica que, na ocorrência de um vazamento na região, há possibilidade de grandes impactos tanto no ecossistema local quanto nos aspectos socioeconômicos do AFN. Estes resultados podem posteriormente integrados a uma Avaliação Quantitativa de Risco Ecológico (AQRE) para vazamentos de petróleo, fornecendo resultados úteis para a etapa de avaliação de consequências.pt_BR
dc.format.extent76p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVazamentos de petróleopt_BR
dc.subjectAnálise quantitativa de riscopt_BR
dc.subjectRiscos ambientaispt_BR
dc.subjectCondições meteoceanográficaspt_BR
dc.titleEstudo numérico preliminar da dinâmica espaço-temporal de potenciais vazamentos de petróleo decorrentes de navios que passam próximos ao arquipélago de Fernando de Noronhapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSIQUEIRA, Paulo Gabriel Santos Campos de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5187549088873630pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3317807243271215pt_BR
dc.description.abstractxOil spills in the oceans and seas are a latent threat that can cause serious damage to marine ecosystems. The impacts of an oil spill can extend to ecological, social and biological aspects. Oil directly affects marine life, increasing species mortality and causing congenital malformations, to name a few examples. In addition, there is also the impact on the socioeconomic aspect of the place affected by the leak, harming commercial activities (e.g., tourism, fishing) and the living conditions of the inhabitants. These factors emphasize the importance of assessing the risks of leaks, with the aim of promoting guidance so that impact mitigation strategies may be designed and, above all, accident prevention. In this context, the work in question proposes simulating cases of oil spills caused by accidents involving oil tankers in the region surrounding the Fernando de Noronha Archipelago (AFN). The objective of such simulations is to identify whether, in the event of an accident in which there is an oil spill in the ocean, the resulting plume would affect the AFN coast. The trajectory of the oil slick is simulated using a Lagrangian model (i.e., MEDSLIK-II) that integrates the effects of meteoceanographic conditions (i.e., ocean currents, wind, ocean surface temperature) and weathering (i.e., evaporation, diffusion, emulsification) on the concentration of the oil slick as it moves across the ocean and identify whether there would be concentration on the coast of the archipelago. The simulations revealed that, in July, one of the simulated leaks consumed the AFN, taking a large amount of oil to the coast of the region, in approximately 20 hours. This result indicates that, in the event of a leak in the region, there is possibility of major impacts both on the local ecosystem and on the socioeconomic aspects of the AFN. These results can later be integrated into a Quantitative Ecological Risk Assessment (QERA) for oil spills, providing useful results for the consequence assessment step.pt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Naval e Oceânicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Engenharia Naval e Oceânicapt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Navalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7906161041044423pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Naval

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC___José_Adeljan_Marinho_da_Silva.pdf2,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons