Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53796
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DUARTE, Heitor de Oliveira | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Adeljan Marinho da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T15:26:19Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T15:26:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Adeljan Marinho da. Estudo numérico preliminar da dinâmica espaço-temporal de potenciais vazamentos de petróleo decorrentes de navios que passam próximos ao arquipélago de Fernando de Noronha. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, Centro de Tecnologia de Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53796 | - |
dc.description.abstract | Vazamentos de óleo nos oceanos e mares são uma ameaça latente que podem causar impactos desastrosos em ecossistemas marinhos. Os impactos de um vazamento de óleo se estendem nos aspectos ecológicos, sociais e econômicos. O óleo afeta diretamente a vida marinha, aumentando a mortalidade das espécies e causando más formações congênitas, para citar alguns exemplos. Além disso, há também o impacto no aspecto socioeconômico do local afetado pelo vazamento, prejudicando atividades comerciais (e.g. turismo, pesca) e as condições de vida dos habitantes. Estes fatores acentuam a importância de avaliar os riscos de potenciais vazamentos, com o intuito de promover direcionamento para que sejam desenvolvidas estratégias adequadas de mitigação de impactos e, principalmente, prevenção dos acidentes. Neste contexto, o trabalho em questão se propõe a simular casos de vazamentos de petróleo decorrentes de acidentes envolvendo navios petroleiros na região circunvizinha ao Arquipélago de Fernando de Noronha (AFN). O objetivo de tais simulações é identificar se, na eventualidade de um acidente no qual haja derramamento de óleo no oceano, a pluma decorrente afetaria a costa do AFN. A trajetória da mancha de óleo é simulada por meio de um modelo lagrangiano (i.e., MEDSLIK-II) que integra os efeitos das condições meteoceanográficas (i.e. correntes oceânicas, vento, temperatura da superfície do oceano) e intemperismos (i.e. evaporação, dispersão, emulsificação) na concentração da mancha de óleo ao longo do deslocamento desta pelo oceano e identificar se haveria concentração na costa do arquipélago. As simulações revelaram que, no mês de julho, um dos vazamentos simulados atingiu o AFN, levando uma grande quantidade de óleo à costa da região, em aproximadamente 20 horas. Este resultado indica que, na ocorrência de um vazamento na região, há possibilidade de grandes impactos tanto no ecossistema local quanto nos aspectos socioeconômicos do AFN. Estes resultados podem posteriormente integrados a uma Avaliação Quantitativa de Risco Ecológico (AQRE) para vazamentos de petróleo, fornecendo resultados úteis para a etapa de avaliação de consequências. | pt_BR |
dc.format.extent | 76p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Vazamentos de petróleo | pt_BR |
dc.subject | Análise quantitativa de risco | pt_BR |
dc.subject | Riscos ambientais | pt_BR |
dc.subject | Condições meteoceanográficas | pt_BR |
dc.title | Estudo numérico preliminar da dinâmica espaço-temporal de potenciais vazamentos de petróleo decorrentes de navios que passam próximos ao arquipélago de Fernando de Noronha | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SIQUEIRA, Paulo Gabriel Santos Campos de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5187549088873630 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3317807243271215 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Oil spills in the oceans and seas are a latent threat that can cause serious damage to marine ecosystems. The impacts of an oil spill can extend to ecological, social and biological aspects. Oil directly affects marine life, increasing species mortality and causing congenital malformations, to name a few examples. In addition, there is also the impact on the socioeconomic aspect of the place affected by the leak, harming commercial activities (e.g., tourism, fishing) and the living conditions of the inhabitants. These factors emphasize the importance of assessing the risks of leaks, with the aim of promoting guidance so that impact mitigation strategies may be designed and, above all, accident prevention. In this context, the work in question proposes simulating cases of oil spills caused by accidents involving oil tankers in the region surrounding the Fernando de Noronha Archipelago (AFN). The objective of such simulations is to identify whether, in the event of an accident in which there is an oil spill in the ocean, the resulting plume would affect the AFN coast. The trajectory of the oil slick is simulated using a Lagrangian model (i.e., MEDSLIK-II) that integrates the effects of meteoceanographic conditions (i.e., ocean currents, wind, ocean surface temperature) and weathering (i.e., evaporation, diffusion, emulsification) on the concentration of the oil slick as it moves across the ocean and identify whether there would be concentration on the coast of the archipelago. The simulations revealed that, in July, one of the simulated leaks consumed the AFN, taking a large amount of oil to the coast of the region, in approximately 20 hours. This result indicates that, in the event of a leak in the region, there is possibility of major impacts both on the local ecosystem and on the socioeconomic aspects of the AFN. These results can later be integrated into a Quantitative Ecological Risk Assessment (QERA) for oil spills, providing useful results for the consequence assessment step. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Naval e Oceânica | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Engenharia Naval e Oceânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Naval | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7906161041044423 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Naval |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC___José_Adeljan_Marinho_da_Silva.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons