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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53763
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA NETO, José Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | SILVEIRA, Celdo Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T16:55:48Z | - |
dc.date.available | 2023-11-27T16:55:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Celdo Souza da. Segurança na comunicação ADS-B: avaliação de cifras de bloco lightweight num ambiente de preservação de formato. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53763 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho, apresenta-se um estudo referente às vulnerabilidades da comunicação ADS-B (Automatic Dependent Surveillance – Broadcast), considerando sobretudo, os riscos à segurança operacional. Essa tecnologia foi desenvolvida para transmitir informações de vigilân- cia, ou seja, dados relativos a posição, altimetria e velocidade, a partir dos aviônicos da própria aeronave, sendo uma complementação aos radares. Nesse trabalho, propõe-se uma solução de criptografia para essa comunicação com a utilização da cifragem com preservação de formato, avaliando-se também o emprego de cifras de bloco simétricas com o objetivo de obter melhor desempenho em soluções aplicadas em ambiente lightweight, ou seja, aplicação em sistemas com baixo consumo energético, dimensões reduzidas e recurso computacional limitado. Observa-se que tais cifras, quando utilizadas como função pseudoaleatória, mantêm elevado valor de entropia com baixo custo computacional atendendo aos níveis de segurança desejados. Além disso, esse estudo com pesquisas semelhantes com o objetivo de confrontar as diferentes abordagens e complementar os estudos. Por fim, analisa-se o desempenho computacional obtido com a solução proposta processando dados reais de aeronaves em fase de pouso e decolagem do aeroporto internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, sediado em Recife/PE. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia elétrica | pt_BR |
dc.subject | ADS-B | pt_BR |
dc.subject | FPE | pt_BR |
dc.subject | Cifragem | pt_BR |
dc.subject | Lightweight | pt_BR |
dc.subject | Entropia | pt_BR |
dc.title | Segurança na comunicação ADS-B : avaliação de cifras de bloco lightweight num ambiente de preservação de formato | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LIMA, Juliano Bandeira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6699738216698352 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6200149790353238 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Eletrica | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this work, a study is presented regarding the vulnerabilities of ADS-B communication (Automatic Dependent Surveillance – Broadcast), considering, above all, the risks to operational security. This technology was developed to transmit surveillance information, that is, data related to position, altimetry and speed, from the avionics of the aircraft itself, complementing the radars. In this work, an encryption solution is proposed for this communication using format- preserving encryption, also evaluating the use of symmetric block ciphers in order to obtain better performance in solutions applied in a lightweight environment , that is, application in systems with low energy consumption, reduced dimensions and limited computational resources. It is observed that such ciphers, when used as a pseudorandom function, maintain a high entropy value with low computational cost, meeting the desired security levels. In addition, this study with similar research in order to confront the different approaches and complement the studies. Finally, the computational performance obtained with the proposed solution is analyzed by processing real data from aircraft in the landing and takeoff phase at the international airport of Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, based in Recife/PE. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2782095059190056 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Celdo Souza da Silveira.pdf | 4,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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