Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53759
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Ermelinda Maria Araujo | - |
dc.contributor.author | PEDROSA, Maria Gabriela Wanderley | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T16:19:26Z | - |
dc.date.available | 2023-11-27T16:19:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-04 | - |
dc.identifier.citation | PEDROSA, Maria Gabriela Wanderley. As referências intermidiáticas na escrita de A vegetariana, da autora sul-coreana Han Kang. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53759 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo geral analisar o romance A vegetariana (2007), da autora sul-coreana Han Kang, por meio da intermidialidade como chave de leitura. Publicado em 2007 na Coreia do Sul, o livro recebe o Prêmio Booker Internacional em 2016 (9 anos depois), ganhando atenção devido à tradução de Deborah Smith para a língua inglesa. Em meio às controvérsias sobre a edição não ser fiel à escrita da autora coreana, é inegável que esse reconhecimento alçou Han Kang e A vegetariana a um apogeu global, fazendo com que o romance fosse lido e estudado no mundo inteiro. Assim, no ocidente, apesar de ser um romance contemporâneo, a fortuna crítica já se mostra em um desenvolvimento voluptuoso. Então, acreditamos que é preciso analisar o contexto histórico ao qual pertence a obra e sua autora e, para tanto, utilizamos o campo de estudo da Intermidialidade para propor um exercício de leitura à obra A vegetariana. Partimos de um cruzamento de perspectivas: diacrônica, a partir da proposta de Müller (2012); e sincrônica, a partir dos estudos de Claus Clüver (1997; 2006; 2012) e Irina Rajewsky (2012a; 2012b); além do estudo interdisciplinar traçado por Lars Elleström (2021). Também traçamos um caminho de leitura da intermidialidade tanto como um fenômeno que apresenta uma rede complexa histórica quanto como categoria de análise. Em meados da década de 1960, a Coreia do Sul experiencia mudanças vertiginosas nas suas malhas históricas, políticas, sociais e econômicas, que reverberaram na produção artística — principalmente na literatura sul-coreana contemporânea. Dessa forma, discutimos a partir do estudo de Lee (2007), sobre a hibridez cultural na literatura contemporânea sul-coreana, e o uso do conceito de “escrita híbrida” — referente às mesclas dos textos literários com novos textos culturais que eram acessados pelos autores dentro dessa nova era globalizada, do fenômeno da Onda Coreana — e da sociedade de consumo em massa, que induziram os autores a pensarem em temas como as mutações destes relacionados à feminilidade, à sexualidade e à violência produzida por um mundo pós-industrial. A fim de construir um aparato teórico mais sólido em relação a esse trajeto histórico e cultural da literatura sul-coreana contemporânea, nos baseamos nos estudos de Cho (2000); Yi et al. (2001); Kim (2002); Lee (2003); Kwon e Fulton (2020). Portanto, a partir dessas considerações, vemos que Han Kang discute tanto sobre questões que abarcam o tema da feminilidade (o ambiente doméstico, a sexualidade feminina e a maternidade), como também discute sobre as consequências que os seres humanos têm de sustentar em razão dos avanços da pós-industrialização. Dessa forma, defendemos que esses temas podem ser acionados no texto de Han Kang a partir das referências intermidiáticas presentes no romance. Portanto, consideramos esse romance um feliz exemplo de amálgama do que a literatura sul-coreana contemporânea tem a oferecer ao leitor, e A vegetariana, a obra amalgamadora do projeto estético de Han Kang. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Intermidialidade | pt_BR |
dc.subject | Literatura sul-coreana contemporânea | pt_BR |
dc.subject | A vegetariana | pt_BR |
dc.title | As referências intermidiáticas na escrita de A vegetariana, da autora sul-coreana Han Kang | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4797383469010054 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3975152604166388 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study aimed to analyse the novel The Vegetarian (2007), by the South Korean author Han Kang, through intermediality as a reading key. Published in 2007 in South Korea, the book received the International Booker Prize in 2016 (9 years later), gaining attention due to Deborah Smith's translation into English. Amid the controversies about the edition not being faithful to the Korean author's writing, it is undeniable that this recognition raised Han Kang and The Vegetarian to a global apogee, causing the novel to be read and studied all over the world. Thus, in the West, despite being a contemporary novel, the critical fortune already shows itself in a voluptuous development. So, we believe that it is necessary to analyse the historical context to which the work and its author belong and, for that, we use the field of study of Intermediality to propose a reading exercise to the work The Vegetarian. We start from a cross-section of perspectives: diachronic, based on Müller's (2012) proposal; and synchronic, based on the studies of Claus Clüver (1997; 2006; 2012) and Irina Rajewsky (2012a; 2012b); in addition to the interdisciplinary study outlined by Lars Elleström (2021). We also trace a path of reading intermediality both as a phenomenon that presents a complex historical network and as a category of analysis. In the mid- 1960s, South Korea experienced dizzying changes in its historical, political, social, and economic meshes, which reverberated in artistic production — especially in contemporary South Korean literature. Thus, we discuss, based on Lee's (2007) study on cultural hybridity in contemporary South Korean literature, and the use of the concept of "hybrid writing" — referring to the mixtures of literary texts with new cultural texts that were accessed by authors within this new globalized era, the phenomenon of the Korean Wave — and the mass consumer society, which induced the authors to think about themes such as their mutations related to femininity, sexuality and the violence produced by a post-industrial world. In order to build a more solid theoretical apparatus in relation to this historical and cultural trajectory of contemporary South Korean literature, we based ourselves on the studies of Cho (2000); Yi et al. (2001); Kim (2002); Lee (2003); Kwon and Fulton (2020). Therefore, from these considerations, we see that Han Kang discusses both issues that encompass the theme of femininity (the domestic environment, female sexuality and motherhood), as well as the consequences that human beings have to sustain due to the advances of post- industrialization. Thus, we argue that these themes can be triggered in Han Kang's text from the intermedia references present in the novel. Therefore, we consider this novel a happy example of an amalgam of what contemporary South Korean literature has to offer the reader, and The Vegetarian, the amalgamated work of Han Kang's aesthetic project. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Estudos Literários |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Gabriela Wanderley Pedrosa.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons