Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53738

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFONSECA, Rinaldo de Melo-
dc.contributor.authorANDRADE, David Silva de-
dc.date.accessioned2023-11-24T13:44:18Z-
dc.date.available2023-11-24T13:44:18Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-11-23-
dc.identifier.citationANDRADE, David Silva de. ENSINO E APRENDIZADO DA TROMPA: Reflexões sobre o método “PRÁTICA DIÁRIA: Estudos Técnicos para o Aprendizado da Trompa” . 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53738-
dc.description.abstractEsta pesquisa é um relato de experiência vivenciada por mim no estudo da trompa, buscando um método prático para o ensino e aprendizado deste instrumento. Este trabalho apresenta como base fundamentada o livro “PRÁTICA DIÁRIA: Exercícios Técnicos para o Aprendizado da Trompa - Orlando Afandor Florez”. Este é um material pedagógico para o ensino da trompa que foi criado para utilização no programa Núcleos Estaduais de Orquestra Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) por Orlando Afanador Florez, contemplando os aspectos técnicos e práticos como: desenvolvimento do som, articulação, centralização de som, cromatismo, flexibilidade e diferentes modelos rítmicos de escalas maiores que permitem a unificação dos critérios de ensino. É um método técnico-prático que estabelece exercícios específicos para os seguintes níveis – inicial e intermediário, que podem, posteriormente, servir como base para outros métodos de nível avançado que permitam o avanço técnico musical e profissional dos alunos. O meu trabalho consiste em um relato empírico na utilização prática do método Prática Diária: Exercícios Técnicos para o Aprendizado da Trompa de Orlando Afandor Florez, como um instrumento pedagógico de ensino e aprendizagem. O trabalho aborda possibilidades metodológicas e características utilizadas como ferramenta pedagógica a fim de identificar aspectos para o ensino e aprendizado da trompa.pt_BR
dc.format.extent35p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática diáriapt_BR
dc.subjectTrompapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEstudos técnicospt_BR
dc.titleEnsino e Aprendizado da Trompa: Reflexões sobre o método “PRÁTICA DIÁRIA: Estudos Técnicos para o Aprendizado da Trompa"pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8571127728430410pt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC David Silva De Andrade.pdf829,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons