Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53738
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FONSECA, Rinaldo de Melo | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, David Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-24T13:44:18Z | - |
dc.date.available | 2023-11-24T13:44:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, David Silva de. ENSINO E APRENDIZADO DA TROMPA: Reflexões sobre o método “PRÁTICA DIÁRIA: Estudos Técnicos para o Aprendizado da Trompa” . 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53738 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é um relato de experiência vivenciada por mim no estudo da trompa, buscando um método prático para o ensino e aprendizado deste instrumento. Este trabalho apresenta como base fundamentada o livro “PRÁTICA DIÁRIA: Exercícios Técnicos para o Aprendizado da Trompa - Orlando Afandor Florez”. Este é um material pedagógico para o ensino da trompa que foi criado para utilização no programa Núcleos Estaduais de Orquestra Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) por Orlando Afanador Florez, contemplando os aspectos técnicos e práticos como: desenvolvimento do som, articulação, centralização de som, cromatismo, flexibilidade e diferentes modelos rítmicos de escalas maiores que permitem a unificação dos critérios de ensino. É um método técnico-prático que estabelece exercícios específicos para os seguintes níveis – inicial e intermediário, que podem, posteriormente, servir como base para outros métodos de nível avançado que permitam o avanço técnico musical e profissional dos alunos. O meu trabalho consiste em um relato empírico na utilização prática do método Prática Diária: Exercícios Técnicos para o Aprendizado da Trompa de Orlando Afandor Florez, como um instrumento pedagógico de ensino e aprendizagem. O trabalho aborda possibilidades metodológicas e características utilizadas como ferramenta pedagógica a fim de identificar aspectos para o ensino e aprendizado da trompa. | pt_BR |
dc.format.extent | 35p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Prática diária | pt_BR |
dc.subject | Trompa | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Estudos técnicos | pt_BR |
dc.title | Ensino e Aprendizado da Trompa: Reflexões sobre o método “PRÁTICA DIÁRIA: Estudos Técnicos para o Aprendizado da Trompa" | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8571127728430410 | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC David Silva De Andrade.pdf | 829,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons