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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53735

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dc.contributor.advisorSILVA, Iomana Rocha de Araujo-
dc.contributor.authorLEAL, Maria Eduarda Padilha de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2023-11-23T18:54:05Z-
dc.date.available2023-11-23T18:54:05Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-11-01-
dc.identifier.citationLEAL, Maria Eduarda. Donas do mal: uma análise sobre a vilania atrelada ao arquétipo femme fatale em Hollywood. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53735-
dc.description.abstractEste trabalho trata de uma monografia com o objetivo de elaborar uma análise fílmica das obras: A Dama de Shanghai (1947), Instinto Selvagem (1992) e Malévola (2014), a fim de avaliar as propriedades das representações femininas no cinema de Hollywood a partir da observação da construção das vilãs dos respectivos filmes. Os filmes selecionados são considerados grandes marcos na indústria cinematográfica de suas épocas e a vilã com o arquétipo da femme fatale se repete em todos eles. O intuito é que através da análise dos filmes e utilizando como base teórica as obras das autoras Laura Mulvey e Ann Kaplan, figuras fundamentais para a crítica feminista no cinema, poderemos fazer algumas constatações a respeito desse tipo de figura feminina em Hollywood. pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectFemme Fatalept_BR
dc.subjectTeoria feminista do cinemapt_BR
dc.titleDonas do mal: uma análise sobre a vilania atrelada ao arquétipo femme fatale em Hollywoodpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9035670745107563pt_BR
dc.description.abstractxThis work is a monograph with the objective of preparing a filmic analysis of the pieces: The Lady from Shanghai (1947), Basic Instinct (1992) and Maleficent (2014), in order to evaluate the properties of female representations in Hollywood cinema, starting from the observation of the construction of the female villains in the respective films. The selected films are considered major landmarks in the film industry of their time and the femme fatale archetype villain is present in all of them. The purpose of this monography is that, through the analysis of films and using as a theoretical basis the works of authors Laura Mulvey and Ann Kaplan, fundamental figures for feminist criticism in cinema, we will be able to make some findings regarding this type of female figure in Hollywood cinema.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

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