Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53729
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Francisco Xavier dos | - |
dc.contributor.author | CARVALHEIRA, Diego | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-23T16:20:43Z | - |
dc.date.available | 2023-11-23T16:20:43Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53729 | - |
dc.description.abstract | O referido estudo aborda noções teóricas e metodológicas do ensino do esporte voltadas para a iniciação esportiva do futebol, a partir de diversos estudiosos da área, dentre os quais se encontram Freire, Gomes e Souza, Santana, Greco e Paes, no intuito de revelar o tipo da prática encontrada no ambiente supracitado e as implicações que decorre deste processo envolvendo crianças e adolescentes ligadas ao esporte em questão em idade de formação. Tais aspectos são por nós considerados, sobretudo, desde que é latente o aumento do interesse de crianças por atividades esportivas e a conseqüente expansão das escolinhas de esportes no Brasil, o que não deixa de se constituir uma preocupação, para os profissionais que tem inserção no meio e que repercute no papel sócio educacional que exercemos. Sendo assim, temos o dever de questionar para que direção caminha o ensino do esporte em nosso país refletindo constantemente sobre aspectos tais como: quem são os profissionais que atuam neste espaço? Quais os procedimentos utilizados na iniciação? Os resultados dessa intervenção nos aprendizes? E coisas similares. Essas indagações não são algo sem sentido, do contrário, visa compreender as implicações que se evidenciam no curso da iniciação do esporte no Brasil e em nosso caso particular do futebol, ao menos por sua adesão em massa. Este estudo se constitui, portanto no trabalho de conclusão de curso de graduação defendida em 2014. | pt_BR |
dc.format.extent | 34 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Futebol | pt_BR |
dc.subject | Iniciação esportiva | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.title | Metodologia de ensino na iniciação do futebol no Brasil: uma abordagem teórica do processo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9771195472251594 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study discusses theoretical and methodological notions of teaching the sport aimed at sports initiation football from many scholars in the field, among which are Freire, and Souza Gomes, Santana, Greco and Paes in order to reveal the type of practice found in the above environment and the implications arising from this process involving children and adolescents related to sports in question formative age. These aspects are considered by us, especially since it is latent the increased interest of children for sports activities and the consequent expansion of schools for sports in Brazil, which does not cease to be a concern for professional insertion has which impacts on the environment and socio educational role that we play. Thus, we have a duty to question what direction moves the teaching of sport in our country constantly reflecting on aspects such as: Who are the professionals that work in this space? What procedures used in initiation? The results of this intervention on learners? And similar things. These questions are not meaningless, otherwise, aims to understand the implications perceived in the course of the initiation of the sport in Brazil and in our particular case of football, at least for their massive adoption. This study is therefore the work of completion of undergraduate defended in 2014. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diego Carvalheira.pdf | 181,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons