Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53718

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Marcelus Brito de-
dc.contributor.authorALVES, Amanda Dayanne Figueiredo-
dc.date.accessioned2023-11-23T16:13:56Z-
dc.date.available2023-11-23T16:13:56Z-
dc.date.issued2015-12-18-
dc.date.submitted2023-11-23-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53718-
dc.description.abstractA infância é dividida em três fases e é durante a terceira fase da infância que ocorre o aprimoramento das habilidades motoras. O ambiente em que a criança vive pode servir como estímulo positivo para aquisição das habilidades motoras, sendo importante o engajamento da mesma em programas de treino físico. A pliometria consiste no Ciclo Alongamento-Encurtamento (CAE) cujo componente elástico de um grupo muscular ao ser precedido por uma ação excêntrica (pré-alongamento) na ação concêntrica resultante, gera uma maior força, porém pouco se sabe sobre seus efeitos nas crianças. Sendo assim, objetivamos avaliar o efeito de 24 sessões de treino pliométrico sobre o Desempenho Neuromotor (DNM) em crianças de 7, 8 e 9 anos de idade. A amostra foi composta por 116 meninos entre os 7 e 9 anos, divida em controle (GC=43) e grupo treinado (GT=73). Ambos os grupos foram submetidos aos testes antropométricos e foi aplicado também o teste KTK para avaliação da coordenação motora grossa: equilíbrio na trave (ET), saltos monopedais (SM), saltos laterais (SL) e transferência na plataforma (TP), antes (T0) e após (T1) o treino pliométrico. O treino teve duração de 24 sessões, com duas sessões semanais, iniciando com 50 saltos por sessão, com um aumento progressivo das repetições até 120 saltos. Os dados estão apresentados em Média ± EPM. Foram utilizados os testes ANOVA one-way e two-way seguido pelo post-hoc de Turkey. As análises foram realizadas usando o programa SPSS versão 17.0, com o valor de p < 0.05. Para os resultados no que diz respeito à avaliação da coordenação motora grossa após o período de treino (T1), as crianças de 7 anos de idade não apresentaram diferença. Já as crianças com 8 anos anos de idade apresentaram diferença entre as tarefas: ET (P= 0,015), SM (P=0,004) e SL (P=0,035). Os meninos de 9 anos de idade apresentaram diferenças na ET (P=0,006), SM (P=0,001), SL (P=0,041) e TP (P=0,013). Em nenhum das idades não houve diferença em relação às variáveis antropométricas. O treino pliométrico mostra-se eficaz para o aumento do DNM em crianças dos 8 e 9 anos de idades.pt_BR
dc.format.extent64 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExercício Pliométricopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDesempenho Psicomotorpt_BR
dc.titleEfeitos do treino pliométrico sobre o desempenho neuromotor de crianças dos 7 aos 9 anos de idadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4534970814652460pt_BR
dc.description.abstractxChildhood is classified in three phases and is for the third phase of childhood that is the improvement of motor skills. The environment which the child lives can serve as a positive stimulus for the acquisition of motor skills, it is important to engage in the same physical training programs. Plyometrics is the Cycle Stretch-Shortening (CAE) whose elastic component of a muscle group to be preceded by an eccentric action (pre-stretching) the resulting concentric action generates a higer power, but little is known about its effects on children. Thus, aimed at assessing the effect of 24 plyometric training sessions on Performance Neuromotor (MND), in children of 7, 8 and 9 years old. The sample consisted of 116 boys between 7 and 9 years, distributed in control (CG = 43) and trained group (TG = 73). Both groups were submitted to anthropometric tests and was also applied the KTK test to evaluate the gross motor skills: Balancing backwards (BB), One-legged obstacle jumping (OJ), Jumping from side to side (JS) and Sideway movements (SM) on before (T0) and after (T1) training plyometric. The training lasted 24 sessions, with two sessions per week, starting with 50 jumps per session, with a progressive increase in repetitions up to 120 jumps. Data are presented as mean ± SEM. The one-way ANOVA and two-way followed by Turkey post-hoc was used. Analyses were performed using SPSS version 17.0, with a value of p <0.05. For the results with regard to the evaluation of gross motor skills after the training period (T1), children 7 years of age showed no difference. The children age 8 years old showed differences between tasks: BB (P = 0.015), OJ (P = 0.004) and JS (P = 0.035). The 9-year old boys showed differences in BB (P = 0.006), OJ (P = 0.001), JS (P = 0.041) and SM (P = 0.013). In none of the ages there was no difference regarding anthropometric variables. The plyometric training is effective to increase the MND in children aged 8 to 9 years of age.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALVES, Amanda Dayanne Figueredo.pdf1,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons