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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53713

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA JUNIOR, Adilson Aquino-
dc.contributor.authorSILVA FILHO, Wolney Marney Alves da-
dc.date.accessioned2023-11-23T14:41:27Z-
dc.date.available2023-11-23T14:41:27Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-11-16-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Wolney Marney Alves Da. Reconstrução do Movimento Estudantil de Serviço Social em Pernambuco na crise da Ditadura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53713-
dc.description.abstractEste trabalho buscou fazer uma reconstrução histórica do movimento estudantil de Serviço Social em Pernambuco durante a crise da ditadura brasileira. Junto a isto, entender os processos políticos que perpassam o Movimento Estudantil de Serviço Social (MESS) durante este momento da conjuntura do país e como desencadeou um processo de desmobilização no Diretório Acadêmico de Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco em meio à efervescência dos movimentos sociais na luta pela redemocratização. Concomitantemente, apreendendo e identificando os processos de cultura política e mobilização pelo qual as estudantes de Serviço Social na UFPE passavam. Nesta pesquisa, para alcançar os objetivos, foram utilizados como processos metodológicos o modo exploratório de pesquisa e a análise documental, visto as origens das principais fontes utilizadas para este trabalho que não haviam recebido nenhum trato analítico, como a utilização de TCCs de discentes do curso de Serviço Social na UFPE, que devido à falta de outras fontes garantem dados ricos para a pesquisa. Dessa forma, utilizamos como princípio teórico-metodológico a teoria marxista, por entender que essa maneira de análise utiliza-se de conceitos chaves para entender a realidade da sociedade como um todo, como o conceito de totalidade, analisando os objetos de forma exaustiva. Verificou-se que a juventude utiliza-se da radicalidade para lutar contra as explorações capitalistas e que enquanto está nas escolas ou universidades atua a partir do movimento estudantil, não só na luta por melhores condições educacionais, mas junto à luta sindical e de outros movimentos sociais. Diante disso, ocorre um processo de mudança no sistema educacional na Europa pela necessidade da burguesia de novas maneiras de ampliar os lucros, mas junto a isso, na América Latina havia a luta das massas para a ampliação das universidade, ocorrendo assim em meio ao regime ditatorial. Após o período de maior repressão da ditadura do grande capital e o contestamento deste regime pela população, abre-se espaço para a reorganização dos movimentos sociais, em companhia o Movimento Estudantil de Serviço Social se reorganiza através dos Encontros Nacionais de Estudantes de Serviço Social, que é um dos elementos para a organização do Estatuto e Eleição do Diretório Acadêmico de Serviço Social na UFPE em 1980. Após isso, o processo de construção da entidade não foi linear, passou por processo de mobilização e a partir da metade da década de 1980, passou por um processo de desmobilização.pt_BR
dc.format.extent74ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectMovimento Estudantilpt_BR
dc.subjectRadicalidadept_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.titleReconstrução do Movimento Estudantil de Serviço Social em Pernambuco na crise da Ditadurapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6516462740492152pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5970712377367451pt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo de fin de curso buscó reconstruir la historia del movimiento estudiantil de Trabajo Social en Pernambuco durante la crisis de la dictadura brasileña. Al mismo tiempo, buscó comprender los procesos políticos que impregnaron al MESS durante esa época en el país y cómo desencadenaron un proceso de desmovilización en el Directorio Académico de Trabajo Social de la Universidad Federal de Pernambuco en medio de la efervescencia de los movimientos sociales en lucha por la redemocratización. Al mismo tiempo, se identificaron los procesos de cultura política y movilización por los que estaban pasando los estudiantes de Trabajo Social de la UFPE. Para alcanzar los objetivos de esta investigación, los procesos metodológicos utilizados fueron la investigación exploratoria y el análisis documental, dado el origen de las principales fuentes utilizadas para este trabajo, que no habían recibido ningún tratamiento analítico, como el uso de las TCC por parte de los estudiantes del curso de Trabajo Social de la UFPE, que, debido a la falta de otras fuentes, garantizan datos ricos para la investigación. Así, utilizamos la teoría marxista como principio teórico-metodológico, por considerar que esta forma de análisis utiliza conceptos clave para comprender la realidad de la sociedad como un todo, como el concepto de totalidad, analizando los objetos de forma exhaustiva.Se constató que los jóvenes utilizan el radicalismo para luchar contra la explotación capitalista y que, mientras están en las escuelas o universidades, participan activamente en el movimiento estudiantil, no sólo en la lucha por mejores condiciones educativas, sino también en la lucha sindical y en otros movimientos sociales. Como resultado, hubo un proceso de cambio en el sistema educativo en Europa debido a la necesidad de la burguesía de nuevas formas de aumentar sus ganancias, pero junto con esto, en América Latina hubo una lucha de las masas por la expansión de las universidades, que tuvo lugar en medio del régimen dictatorial. Después del período de mayor represión de la dictadura del gran capital y de la contestación de este régimen por la población, se abrió espacio para la reorganización de los movimientos sociales, en compañía del Movimiento Estudiantil de Trabajo Social, que se reorganizó a través de los Encuentros Nacionales de Estudiantes de Trabajo Social, que fue uno de los elementos para la organización del Estatuto y Elección del Directorio Académico de Trabajo Social en la UFPE en 1980. Después de eso, el proceso de construcción de la organización no fue lineal, pasó por un proceso de movilización y desmovilización, y a mediados de la década de 1980 pasó por un proceso de desmovilizaciónpt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Serviço Socialpt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DSS) - Departamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1674-9764pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Serviço Social

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