Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53701
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Álvaro Pereira de | - |
dc.contributor.author | GONÇALVES, Leonardo Cavalcanti | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-22T20:15:11Z | - |
dc.date.available | 2023-11-22T20:15:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-04 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Leonardo Cavalcanti. A educação financeira como forma de auxiliar os estudantes em seus planejamentos pessoais e financeiros. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53701 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho procurou apresentar a importância da Educação Financeira, em seus processos pedagógicos, no desenvolvimento de competências e habilidades das juventudes. Através de relevante pesquisa bibliográfica, assim como de dados empíricos obtidos por meio de questionário realizado com estudantes de duas escolas públicas de ensino médio, sendo uma Escola Técnica e a outra Escola de Referência, ambas estaduais e localizadas no município de Jaboatão Guararapes – PE, este trabalho pretende contribuir como material de consulta e pesquisa para estratégias escolares e pedagógicas na consolidação de uma nova relação de práticas de promoção da cidadania com a Educação Financeira. Nesse sentido, além da revisão bibliográfica com autores(as) que discutem a Educação Financeira com maestria, também foi utilizada como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para reafirmar que o desenvolvimento de competências e habilidades nas juventudes a partir do ensino médio precisam estar relacionadas, de maneira responsável e crítica, aos estudos de economia básica com ensino e aplicação de assuntos como taxa de juros, inflação, aplicações financeiras (rentabilidade e liquidez de um investimento), impostos e etc. isso de modo transversal, ou seja, presentes em todas as áreas do conhecimento e destacadas em diversas competências e habilidades com objetos de aprendizagem variados nas diversas disciplinas lecionadas na Escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | A educação financeira como forma de auxiliar os estudantes em seus planejamentos pessoais e financeiros | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1325837316929335 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work sought to present the importance of Financial Education, in its pedagogical processes, in the development of skills and abilities of young people. Through relevant bibliographical research, as well as empirical data obtained through a questionnaire carried out with students from two public high schools, one being a Technical School and the other a Reference School, both state-owned and located in the municipality of Jaboatão Guararapes – PE, This monograph aims to contribute as consultation and research material for school and pedagogical strategies in consolidating a new relationship of practices to promote citizenship with Financial Education. In this sense, in addition to the bibliographical review with authors who discuss Financial Education with mastery, the National Common Curricular Base (BNCC) was also used as a reference to reaffirm that the development of skills and abilities in young people from high school onwards needs be related, in a responsible and critical manner, to basic economics studies with teaching and application of subjects such as interest rates, inflation, financial investments (profitability and liquidity of an investment), taxes, etc. this in a transversal way, that is, present in all areas of knowledge and highlighted in different skills and abilities with varied learning objects in the different subjects taught at the School. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC LEONARDO CAVALCANTI GONCALVES.pdf | 954,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons