Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53682

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMPOS, Roberta Bivar Carneiro-
dc.contributor.authorSABINO, Yvisson Martins Gonçalves de Lima-
dc.date.accessioned2023-11-22T18:27:29Z-
dc.date.available2023-11-22T18:27:29Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationSABINO, Yvisson Martins Gonçalves de Lima. “Rir do absurdo”: ateísmo e humor no Facebook. 2023. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53682-
dc.description.abstractO objetivo principal deste trabalho é analisar como os ateístas e agnósticos empregam o humor como ferramenta pedagógica na formação de suas subjetividades. Com base no movimento do Novo Ateísmo, “rir do absurdo” é uma das estratégias utilizadas pela Associação Brasileira de Agnósticos (ATEA) para revelar as possíveis incongruências nos discursos e práticas religiosas do território brasileiro. Através desse contexto, apresentei os principais argumentos que caracterizam a etnopsicologia ateísta e apontei como é refletida na prática do grupo. Assim, por meio da metodologia qualitativa, demonstrei como as imagens e vídeos compartilhados no Facebook da ATEA apresentam a conduta religiosa como ilusória e irracional, em que não se deve imitar o comportamento considerado como desviante e "absurdo". Desse modo, compreendo que os membros do grupo estabelecem a sabedoria científica como iluminação perante as trevas dos argumentos religiosos. Portanto, a pedagogia através do humor busca construir esta subjetividade entre os membros se revelar o pensamento do secularismo, que coloca a religião como imoral e obstáculo para o progresso das sociedades.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectAteísmopt_BR
dc.subjectAgnosticismopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectSecularismopt_BR
dc.title“Rir do absurdo” : ateísmo e humor no Facebookpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8538138330073778pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8343402717114526pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this work is to analyze how atheists and agnostics employ humor as a pedagogical tool in shaping their subjectivities. Based on the New Atheism movement, "laughing at the absurd" is one of the strategies used by the Brazilian Association of Agnostics (ATEA) to expose possible inconsistencies in the religious discourses and practices within the Brazilian territory. Within this context, I presented the main arguments that characterize atheist ethnopsychology and pointed out how it is reflected in the group's practices. Thus, through qualitative methodology, I demonstrated how the images and videos shared on ATEA's Facebook page portray religious behavior as illusory and irrational, discouraging the emulation of what is considered deviant and "absurd" behavior. In this way, I understand that the group members establish scientific knowledge as enlightenment in the face of the darkness of religious arguments. Therefore, pedagogy through humor seeks to construct this subjectivity among members, revealing the perspective of secularism, which portrays religion as immoral and an obstacle to the progress of societies.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Yvisson Martins Gonçalves de Lima Sabino.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons