Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53665

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSALDANHA, Renato-
dc.contributor.authorSILVA, Claudiana Rodrigues da-
dc.date.accessioned2023-11-22T15:32:19Z-
dc.date.available2023-11-22T15:32:19Z-
dc.date.issued2015-07-09-
dc.date.submitted2023-11-22-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53665-
dc.description.abstractO presente trabalho acadêmico tem como objetivo geral compreender a trajetória da Educação Física através da legislação, aprendendo os diversos conceitos e significados atribuídos a Educação Física Escolar em diferentes momentos históricos, pontuando momentos importantes para Educação Física Brasileira na perspectiva da legislação. Através dessa pesquisa, classificada como bibliográfica e tem como alicerce maior a obra “Coletivo de Autores”, podemos entender a importância de uma disciplina que migrou de atividade complementar na época da reforma para o ensino primário feita por Couto Ferraz em 1851 até ocupar o patamar de disciplina curricular com a LDB de 1996. No decorrer desses documentos percebemos que sua utilização teve um caráter fortemente voltado para os fins políticos. O marco principal para a disciplina se faz presente na LDB (1996) e nos PCNs (1998) que norteiam a Educação Física Escolar de forma a pensar que existe produção de conhecimento e reflexão dentro de suas práticas.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEducação Física Escolar - Legislaçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleConstituição histórica da educação física escolar: um olhar através da legislaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3380307542528271pt_BR
dc.description.abstractxThis academic work has the general objective to understand the trajectory of physical education through legislation, seizing the various concepts and meanings assigned to physical education in different historical moments, scoring important moments for Brazilian Physical Education from the perspective of law. Through this research, classified as bibliographic and its largest foundation's work "Group of Authors", we can understand the importance of discipline that migrated from further activity at the time of reform for primary education made by Couto Ferraz in 1851 to occupy the plateau of curricular subject with the LDB 1996. During these documents realize that its use had a strongly oriented character for political purposes. The main milestone for the discipline is present in the LDB (1996) and PCNs (1998) that guide the physical education in order to think that there is production of knowledge and reflection within their practices.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Claudiana Rodrigues da.pdf630,85 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons