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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53652
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pereira, Sônia Virgínia Martins | - |
dc.contributor.author | Silva, Yasmim Cavalcante de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T16:52:40Z | - |
dc.date.available | 2023-11-21T16:52:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Yasmim Cavalcante de Lima. Tendências contemporâneas de publicidade no ambiente digital: peculiaridades do gênero publipost e o ensino da constelação de gêneros publicitários. 2023. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras Português, Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53652 | - |
dc.description.abstract | As intensas transformações no que entendemos por texto provocadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) passaram a exigir uma revisitação nos estudos sobre o gênero do discurso, devido à necessidade de abarcar especificidades multissemióticas e interacionais dos textos nativos digitais (TND) (Paveau, 2021), resultado da imbricação do humano com a máquina. Nesse cenário, a escola passa a ter diante de si um novo desafio: tratar das características desses TND, numa visão pós-dualista de linguagem, afinal, tratar um TND com as mesmas bases dos gêneros pré-digitais não é cabível. Nesse sentido, tomamos os (tecno)gêneros do discurso não como entidades isoladas (Bakhtin, 2003), mas em seus agrupamentos ou suas relações constelares. Para tal, adotamos a teoria da constelação de gêneros (Araújo, 2012, 2016, 2021) e a metáfora do gênero de Devitt (2009) como base para pensar a pedagogia de ensino de gêneros (Lêdo; Bezerra; Pereira, 2022; Bezerra; Pereira, 2018). Frente a isso, este trabalho, com base numa competência específica da Base Nacional Comum Curricular, do campo publicitário, tem como objetivo principal analisar as tendências contemporâneas da publicidade no ambiente digital. Especificamente, dentro desse contexto, pretendemos (i) investigar as estratégias de persuasão e viralização que são empregadas no tecnogênero publipost, bem como (ii) os efeitos de sentido resultantes das escolhas linguísticas e discursivas, para fins de compreender como essas particularidades contribuem para alcançar os objetivos comunicativos desse tecnogênero e o impacto social que ele exerce e (iii) apontar sua potencialidade pedagógica. Além disso, examinamos como a esfera publicitária e seus gêneros não apenas foram transmutados para o interior do ambiente digital, mas também incorporaram características de outras esferas da comunicação. Por fim, discutimos como a noção de constelação de gêneros, quando aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, pode enriquecer as habilidades de leitura e compreensão dos alunos, os quais se caracterizam como escrileitores, capacitando-os a compreender e produzir discursos que circulam na web 2.0 ao reconhecerem a interconexão entre (tecno)gêneros, em suas relações constelares. Deste modo, a pesquisa revelou que o publipost pode desempenhar um papel significativo no cenário do ensino dos tecnogêneros, refletindo a adaptação flexível dos gêneros às demandas do ambiente online e preparando os alunos para serem competentes escrileitores em diferentes contextos digitais. | pt_BR |
dc.format.extent | 63p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ambiente digital | pt_BR |
dc.subject | Constelação de gêneros | pt_BR |
dc.subject | Tecnogêneros | pt_BR |
dc.subject | Publipost | pt_BR |
dc.title | Tendências contemporâneas de publicidade no ambiente digital: peculiaridades do gênero publipost e o ensino da constelação de gêneros publicitários | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6080049031632260 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1673025156495316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The intense transformations in what we understand through text caused by digital information and communication technologies (TDIC) began to require a revisit of studies on the genre of discourse due to the need to encompass the multisemiotic and interactional specificities of digital native texts (TND) (Paveau, 2021), the result of the imbrication of human and machine. In this scenario, the school faces a new challenge: dealing with the characteristics of these TND in a post-dualist view of language. After all, treating a TND with the same base as pre-digital genres is not appropriate. In this sense, we consider the (techno)genres of discourse not as isolated entities (Bakhtin, 2003) but in their groupings, that is, in their constellation relationships. To this end, we adopted the genre constellation theory (Araújo, 2012, 2016, 2021) and Devitt's (2009) metaphor of genre as a basis for thinking about genre teaching pedagogy (Lêdo; Bezerra; Pereira, 2022; Bezerra; Pereira, 2018). In view of this, this work, based on a specific competence of the Base Nacional Comum Curricular, in the advertising field, has as its main objective to analyze contemporary trends in advertising in the digital environment. Specifically, within this context, we intend to (i) investigate the persuasion and viralization strategies that are utilized in the publipost technogenre, as well as (ii) the effects of meaning resulting from linguistic and discursive choices, in order to understand how these particularities contribute to achieving the communicative objectives of this technogenre and the social impact it has, and (iii) point out its pedagogical potential. Furthermore, we examine how the advertising sphere and its genres were not only transmuted into the digital environment, but also incorporated characteristics from other spheres of communication. Finally, we discuss how the notion of genre constellation, when applied to the teaching of Portuguese, can enrich the reading and comprehension skills of students, who are characterized as reader-writers, enabling them to understand and produce speeches that circulate on the web. 2.0 by recognizing the interconnection between (techno)genres in their constellation relationships. In this way, the research revealed that publipost can play a significant role in the teaching of technogenres, reflecting the flexible adaptation of genres to the demands of the online environment and preparing students to be competent reader-writers in different digital contexts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-7397-4998 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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