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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53637

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDIAS, Luciana Teresa Brooking-
dc.contributor.authorLANDEIRA-FERNANDEZ, J.-
dc.date.accessioned2023-11-21T15:46:19Z-
dc.date.available2023-11-21T15:46:19Z-
dc.date.issued2011-04-
dc.identifier.citationDIAS, Luciana Teresa Brooking; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. Neuropsicologia do desenvolvimento da memória: da pré-escola ao período escolar. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, [S.L.], p. 19-26, 30 abr. 2011. Revista Neuropsicologia Latinoamericana. http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2011.0061pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53637-
dc.descriptionTodas as notas de autoria estão no final do textopt_BR
dc.description.abstractA memória é uma função cognitiva complexa formada por diferentes componentes que se relacionam entre si. Em face dos avanços e das crescentes demandas nas áreas de neuropsicologia do desenvolvimento e escolar, especialmente na América Latina, torna-se importante promover estudos de revisão teórica em busca de um entendimento mais aprofundado sobre como se desenvolvem os diferentes tipos, componentes e sistemas mnemônicos de crianças na fase pré- e escolar assim como em períodos de desenvolvimento subsequentes. Utilizando-se como critério o tempo em que uma informação fica armazenada com o indivíduo, pode-se classificar a memória em sensorial, de curto e de longo prazo. A memória de trabalho representa um tipo de memória de curto prazo, em relação constante com a de longo prazo, formada por alça fonológica, esboço visuoespacial, executivo central e retentor episódico. A memória de longo prazo apresenta um componente explícito e implícito. A memória se desenvolve ao longo da vida do indivíduo a partir das relações entre aspectos biológicos e sociais. Bebês já apresentam algum tipo de memória, ainda que rudimentar, reproduzindo ações após intervalos de tempo, como se fosse o início da memória explícita; reconhecem faces e eventos familiares; e apresentam memória implícita, que não sofre muita alteração ao longo do desenvolvimento. Na pré-escola, quando a criança começa a apresentar maturação do sistema nervoso, a verbalizar e a desenvolver um pensamento mais abstrato, juntamente com a ajuda dos pais na estimulação de sua linguagem, a memória explícita assim como a memória de trabalho começam a se tornar mais sofisticadas, permitindo que informações possam ser mais bem organizadas. Na fase escolar, a memória já se encontra mais desenvolvida, principalmente em crianças mais velhas. Essa revisão teórica pode contribuir para a organização do importante conhecimento sobre as bases mnemônicas para uma melhor compreensão das dificuldades que podem ocorrer na infância, assim como para a promoção de estratégias de estimulação de componentes mnenônicos nesta fase.pt_BR
dc.format.extentp. 19-26pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.sourceDIAS, Luciana Teresa Brooking; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. Neuropsicologia do desenvolvimento da memória: da pré-escola ao período escolar. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, [S.L.], p. 19-26, 30 abr. 2011. Revista Neuropsicologia Latinoamericana. http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2011.0061pt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectOntogênesept_BR
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.titleNeuropsicologia do desenvolvimento da memória: da pré-escola ao período escolarpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5579/rnl.2011.0061pt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2022-10-
dc.location.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIAS. Neuropsicologia do desenvolvimento da memória. p. 19-26.pdf
  Acesso restrito
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