Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53631

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Priscylla Karoline de-
dc.contributor.authorSILVA, Thainá Caetano da-
dc.date.accessioned2023-11-21T14:35:35Z-
dc.date.available2023-11-21T14:35:35Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.date.submitted2023-11-04-
dc.identifier.citationSILVA, Thainá Caetano da. A temática indígena na geografia escolar e as metodologias ativas como ferramenta para o processo ensino/aprendizagem: perspectivas a partir do Programa de Residência Pedagógica em Geografia - UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53631-
dc.description.abstractEste presente trabalho tem como objetivo a abordagem da temática indígena nas aulas de Geografia do ensino fundamental Anos Finais ao longo do ensino remoto e as metodologias ativas como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. Elaborado a partir das vivências adquiridas ao longo do Programa de Residência Pedagógica de Geografia – UFPE e por meio de pesquisas bibliográficas, destaca-se metodologias para se trabalhar tal temática de modo lúdico, para que os alunos possam conhecer tais povos de forma mais profunda e ampla, desenvolvendo a criatividade e uma visão crítica das reais contribuições e das constantes lutas desses povos. A partir dessa perspectiva, pode-se afirmar que a utilização de metodologias lúdicas para a abordagem de temas que abrangem uma minoria da sociedade, contribuem de modo positivo, além de minimizar as deficiências geradas ao longo do ensino remoto.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuestões indígenaspt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.titleA temática indígena na geografia escolar e as metodologias ativas como ferramenta para o processo ensino/aprendizagem: perspectivas a partir do Programa de Residência Pedagógica em Geografia - UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1813471213003714pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7399667580194286pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Thainá Caetano da Silva.pdf518,58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons