Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53631
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Priscylla Karoline de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Thainá Caetano da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T14:35:35Z | - |
dc.date.available | 2023-11-21T14:35:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thainá Caetano da. A temática indígena na geografia escolar e as metodologias ativas como ferramenta para o processo ensino/aprendizagem: perspectivas a partir do Programa de Residência Pedagógica em Geografia - UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53631 | - |
dc.description.abstract | Este presente trabalho tem como objetivo a abordagem da temática indígena nas aulas de Geografia do ensino fundamental Anos Finais ao longo do ensino remoto e as metodologias ativas como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. Elaborado a partir das vivências adquiridas ao longo do Programa de Residência Pedagógica de Geografia – UFPE e por meio de pesquisas bibliográficas, destaca-se metodologias para se trabalhar tal temática de modo lúdico, para que os alunos possam conhecer tais povos de forma mais profunda e ampla, desenvolvendo a criatividade e uma visão crítica das reais contribuições e das constantes lutas desses povos. A partir dessa perspectiva, pode-se afirmar que a utilização de metodologias lúdicas para a abordagem de temas que abrangem uma minoria da sociedade, contribuem de modo positivo, além de minimizar as deficiências geradas ao longo do ensino remoto. | pt_BR |
dc.format.extent | 31p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Questões indígenas | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.title | A temática indígena na geografia escolar e as metodologias ativas como ferramenta para o processo ensino/aprendizagem: perspectivas a partir do Programa de Residência Pedagógica em Geografia - UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1813471213003714 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7399667580194286 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thainá Caetano da Silva.pdf | 518,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons