Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53615
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARRUDA, Ana Lúcia Borba de | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Luara Poliana de Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T18:44:45Z | - |
dc.date.available | 2023-11-20T18:44:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-26 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Luara P. V.; ARRUDA, Ana Lúcia B. de. Assistência estudantil e os atravessamentos na trajetória de estudantes do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53615 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo teve como objetivo analisar como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) através da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis está efetivando as políticas de assistência estudantil e quais são seus impactos diante das desigualdades sociais focando nos estudantes da graduação em pedagogia. Nos apoiamos nos estudos de Imperatori (2017), Arruda (2012), dentre outros. Para a coleta de dados, aplicamos o questionário com 111 estudantes do turno da manhã, tarde e noite, separados em II blocos: perfil social e perfil econômico. Esse estudo revelou que a vulnerabilidade socioeconômica deve ser encarada como prioridade para efetivação de uma educação superior pública. E diante dos avanços das Políticas de Assistência Estudantil ainda enfrentam retrocessos consideráveis como um divisor histórico de ações assistenciais. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Política Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | UFPE | pt_BR |
dc.subject | Proaes | pt_BR |
dc.title | Assistência estudantil e os atravessamentos na trajetória de estudantes do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ARAÚJO, Clarissa Martins | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4736733118837959 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1313351595425296 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aimed to analyze how the Federal University of Pernambuco (UFPE), through the Dean's Office for Student Affairs, is implementing student assistance policies and what their impacts are in the face of social inequalities, focusing on undergraduate students in pedagogy. We rely on studies by Imperatori (2017), Arruda (2012), among others. To collect data, we applied the questionnaire to 111 students from the morning, afternoon and evening shifts, separated into II blocks: social profile and economic profile. This study revealed that socioeconomic vulnerability must be seen as a priority for implementing public higher education. And given the advances in Student Assistance Policies, they still face considerable setbacks as a historical divide in assistance actions. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2395569396317875 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-1825-950X | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-9059-0483 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luara Poliana de Vasconcelos Sousa - TCC.pdf | 258,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons