Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53615

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARRUDA, Ana Lúcia Borba de-
dc.contributor.authorSOUSA, Luara Poliana de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2023-11-20T18:44:45Z-
dc.date.available2023-11-20T18:44:45Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-10-26-
dc.identifier.citationSOUSA, Luara P. V.; ARRUDA, Ana Lúcia B. de. Assistência estudantil e os atravessamentos na trajetória de estudantes do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53615-
dc.description.abstractO presente artigo teve como objetivo analisar como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) através da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis está efetivando as políticas de assistência estudantil e quais são seus impactos diante das desigualdades sociais focando nos estudantes da graduação em pedagogia. Nos apoiamos nos estudos de Imperatori (2017), Arruda (2012), dentre outros. Para a coleta de dados, aplicamos o questionário com 111 estudantes do turno da manhã, tarde e noite, separados em II blocos: perfil social e perfil econômico. Esse estudo revelou que a vulnerabilidade socioeconômica deve ser encarada como prioridade para efetivação de uma educação superior pública. E diante dos avanços das Políticas de Assistência Estudantil ainda enfrentam retrocessos consideráveis como um divisor histórico de ações assistenciais.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectUFPEpt_BR
dc.subjectProaespt_BR
dc.titleAssistência estudantil e os atravessamentos na trajetória de estudantes do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAÚJO, Clarissa Martins-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4736733118837959pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1313351595425296pt_BR
dc.description.abstractxThis article aimed to analyze how the Federal University of Pernambuco (UFPE), through the Dean's Office for Student Affairs, is implementing student assistance policies and what their impacts are in the face of social inequalities, focusing on undergraduate students in pedagogy. We rely on studies by Imperatori (2017), Arruda (2012), among others. To collect data, we applied the questionnaire to 111 students from the morning, afternoon and evening shifts, separated into II blocks: social profile and economic profile. This study revealed that socioeconomic vulnerability must be seen as a priority for implementing public higher education. And given the advances in Student Assistance Policies, they still face considerable setbacks as a historical divide in assistance actions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2395569396317875pt_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-1825-950Xpt_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-9059-0483pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luara Poliana de Vasconcelos Sousa - TCC.pdf258,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons