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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53601

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARNEIRO, Ana Rita Sá-
dc.contributor.authorCARVALHO, Elzilane Cosma da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-20T14:21:06Z-
dc.date.available2023-11-20T14:21:06Z-
dc.date.issued2022-10-13-
dc.date.submitted2023-11-16-
dc.identifier.citationCARVALHO, Elzilane Cosma da Silva. O jogo na reinvenção dos espaços públicos: exercício de paisagem na Praça da Feira do Troca da Linha do Tiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53601-
dc.description.abstractO ato de brincar é uma ação livre, iniciada, estruturada e controlada, sobretudo, por crianças e adolescentes, que contribui de maneira significativa para o seu desenvolvimento integral. Essa atividade pode ocorrer num território físico - como o espaço público -, o qual incide diretamente não apenas na qualidade da brincadeira, mas também no bem-estar daqueles grupos sociais. Contudo, atualmente, existe uma série de questões associadas aos espaços públicos, sobretudo naqueles localizados em áreas de vulnerabilidade social, que impedem o aproveitamento máximo do potencial do jogo dentro dos seus limites. Em vista disso, o presente trabalho propõe um exercício de paisagem para a Praça da Feira do Troca, localizada na bairro da Linha do Tiro, no Recife, um dos poucos espaços públicos livres potenciais do bairro, que dispõe de atributos naturais significativos, mas que, paralelamente, expõe crianças e adolescentes a uma série de condições adversas, dificultando a sua apropriação como espaço de brincar. A fim de propor um cenário no qual esse espaço público atenda as necessidades dos jovens e também esteja articulado a outros espaços livres, além da realização de pesquisas bibliográficas e estudos de caso, foram também observados in loco diversos aspectos do território e consultadas as percepções de determinados grupos sociais - crianças e adolescentes, cuidadores de crianças e adolescentes, e moradores e trabalhadores do entorno imediato. Essas informações embasaram uma intervenção urbano-paisagística que vincula as visões de futuro dos grupos sociais entrevistados às práticas sociais existentes, com o intuito de atender as demandas daqueles e a continuação das manifestações culturais atuais, bem como associar o espaço público em questão a outros territórios onde o jogo possa se desenvolver.pt_BR
dc.format.extent175f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectEspaços Públicospt_BR
dc.subjectUrbanismo voltado para a escala humanapt_BR
dc.subjectÁreas de vulnerabilidade social.pt_BR
dc.titleO jogo na reinvenção dos espaços públicos: exercício de paisagem na Praça da Feira do Troca da Linha do Tiro.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1707753231465300pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9554652433700829pt_BR
dc.description.abstractxPlay is a free action especially initiated, structured, and controlled by children and adolescents, which significantly contributes to their integral development. This activity can happen in physical territories, like public spaces, which directly impact not only the quality of play, but also the well-being of those social groups. However, nowadays, there are a series of questions related to public spaces, especially those located in socially vulnerable areas, that prevent the potential of play from being explored to the fullest within their limits. Considering that, this work proposes a landscaping exercise for Feira do Troca’s Square, located in Recife’s neighborhood of Linha do Tiro-, one of its few potential free public spaces, which has remarkable natural attributes but, in parallel, exposes children and adolescents to a series of adverse conditions that create a barrier to its appropriation as a play space. In order to propose a scenario in which this public space meets the necessities of young people and articulates itself to other open spaces, besides bibliographical research and case studies, it was also observed in loco diverse aspects of the territory, certain social groups —children and adolescents, caregivers of children and adolescents, and local inhabitants and workers—were consulted about their perception of the place. This information underpinned an urban-landscaping intervention that links the future visions of the consulted social groups to the current social practices as a mean to meet their demands and maintain the ongoing cultural manifestations, as well as associate the study area with other territories where play can emerge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6490-8881pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

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